Estudante de Ciências da Nutrição da NOVA Medical School realiza estágio na Suíça

28-mai-2024

Bernardo Dias, estudante da Licenciatura em Ciências da Nutrição na NOVA Medical School, estagiou durante vários meses no Lake Lucern Institute (LLUI), um instituto independente e sem fins lucrativos na Suíça. Durante o estágio, Bernardo (à direita na fotografia) integrou a equipa de Neuronutrição, onde desenvolveu competências e participou ativamente na investigação de doenças neurológicas.

A equipa do LLUI dedica-se a avaliar as capacidades degustativas e olfativas em populações com doenças neurológicas e, sobretudo, em pacientes com recente acidente vascular cerebral, para compreender também o seu impacto no estado nutricional e na saúde em geral.

Durante a sua estadia, Bernardo colaborou também com o com o Centre for Neurology & Rehabilitation (Cereneo), onde pôde observar como a teoria é traduzida na prática clínica dos nutricionistas, tendo estado envolvido em etapas fundamentais e necessárias de um estudo de investigação.

Este percurso, além de enriquecedor em termos práticos, também teve direito a um reencontro, pois foi no Cereneo que o Bernardo se voltou a cruzar uma antiga aluna de Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, que agora trabalha na Suíça.
Para o Bernardo, este reencontro e o seu estágio são também a prova de que “a NOVA Medical School tem realmente aberto muitas portas aos estudantes e são grandes naquilo que fazem – preparam-nos para o mundo!”

Esta oportunidade surgiu no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição e, para o aluno, foi uma aventura inesquecível, permitindo-lhe quebrar “barreiras pessoais” e explorar “as diferentes culturas e tradições”. Depois de concluída a experiência, Bernardo afirma que não podia “estar mais entusiasmado por continuar no universo da investigação em doenças neurológicas e reabilitação”.

Para a NOVA Medical School, esta experiência destaca a importância dos estágios na formação dos futuros profissionais de saúde, proporcionando crescimento pessoal e profissional significativo.