NOVA Medical School promove evento com pessoas cegas e com baixa visão

10-out-2024

No dia 27 de setembro, em antecipação às comemorações do Dia Mundial da Retina (29 de setembro), a NOVA Medical School promoveu um evento que reuniu várias pessoas cegas e com baixa visão, permitindo sensibilizar e aproximar os profissionais de saúde e investigadores das realidades e necessidades daquele grupo. A iniciativa "lançou uma semente de confiança e comunicação, que agora se pretende alimentar e expandir com novos encontros no futuro", como refere Sandra Tenreiro, responsável da área de investigação em Retina e Visão.

Durante o evento, os participantes partilharam as suas experiências e desafios, reforçando a importância da comunicação bidirecional para o desenvolvimento de novas soluções de diagnóstico e tratamento. O encontro foi fundamental para sensibilizar os profissionais de saúde acerca das especificidades dos novos diagnósticos relacionados com a visão, e destacou o papel ativo das pessoas cegas e com baixa visão no processo de investigação científica. Ficou claro que, para além de potenciais dadores, trazem perguntas e contribuições valiosas para o avanço da ciência.

O evento incluiu ainda a inauguração da exposição de arte “Olho criativo: visões além do visível”, com obras das artistas Leonor Carvalho, Zélia Évora, e imagens científicas dos estudantes da NOVA Medical School, vencedoras do concurso “Imagem Científica na Visão”.

Dada a recetividade e o impacto gerado, Sandra Tenreiro, também organizadora do evento, considera replicar este formato no futuro, consolidando esta abordagem e integrando de forma mais profunda o diálogo entre a prática médica, a investigação científica e as necessidades das pessoas.

Para além de vários investigadores da NOVA Medical School e médicos oftalmologistas, o evento contou com a presença de representantes da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e da Associação Bengala Mágica.

Este evento foi apoiado pela unidade de investigação iNOVA4Health (UIDB/04462/2020 e UIDP/04462/2020), financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e pelo Projeto Twinning EVCA, financiado pela União Europeia (Horizon GA n° 101079264).