A NOVA Medical School organizou o evento Introdução à Inovação em Saúde, no final de setembro, onde recebeu participantes da NOVA Medical School, da NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE) e de empresas de HealthTech.
Este evento teve como objetivo promover conhecimento sobre o desenvolvimento de soluções inovadoras na saúde, com introdução à especialização de Inovação em Saúde do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação da NOVA SBE. Este programa de especialização faz parte do projeto HealthEConnect, uma colaboração entre a NOVA Medical School, a Copenhagen Business School, o BioInnovation Institute, o Patient Innovation e a StartUp Europe, fundindo os mundos do empreendedorismo e da inovação em saúde.
A manhã iniciou com uma palestra da especialista em educação em empreendedorismo Leonie Kellner, do BioInnovation Institute, que sublinhou o papel importante que os estudantes da área de negócios podem desempenhar no avanço dos cuidados de saúde através da inovação. De seguida, Lúcia Domingues, investigadora e coordenadora da NOVA CRU, deu perspetivas importantes sobre o processo de validação clínica de soluções de inovação em saúde, focando-se nos desafios regulamentares e na importância de garantir a fiabilidade das mesmas.
O evento seguiu com uma mesa-redonda com a Professora Helena Canhão (Diretora da NOVA Medical School), a Professora Maria João Jacinto (NOVA SBE) e os estudantes de medicina Afonso Talha e Ricardo Mata da NOWACE, moderada pela Professora Ana Rodrigues (NOVA Medical School). Foram discutidas oportunidades e desafios na inovação em saúde nas perspetivas da saúde e do empreendedorismo, tendo promovido um interessante debate com a audiência.
As apresentações sobre soluções inovadoras em saúde destacaram projetos impactantes da Virtuleap, por Bebiana Moura, que demonstrou soluções de realidade virtual para o treino cognitivo; da EpiDoC Unit, o investigador Alexandre Moniz apresentou a plataforma Healthy Bone, uma plataforma digital destinada a reduzir as fraturas de fragilidade; e da ToxOmics, o Professor João Conde mostrou avanços em nanotecnologia para o tratamento do cancro.
Após as apresentações, os participantes puderam explorar as soluções de inovação em saúde apresentadas pela Virtuleap, pela EpiDoC Unit, e pela ToxOmics, que ofereceram uma experiência prática com estas tecnologias que vão ao encontro dos principais desafios da saúde.