A NOVA Medical School recebeu o 8º Encontro Científico BenBedPhar

23-out-2024

Entre os dias 10 e 11 de outubro, decorreu na NOVA Medical School o 8º Encontro Científico BenBedPhar, um evento dedicado aos "Trinta anos desde a descoberta do NRF2".

A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes de 15 países europeus. Nas 34 apresentações orais e 21 posters apresentados, foram discutidas temáticas relacionadas com novas abordagens terapêuticas envolvendo o NRF2, novas ferramentas e descoberta de fármacos tendo como alvo o NRF2, e o papel do NRF2 na inflamação, stress oxidativo, doenças do cérebro e metabolismo.

A NOVA Medical School esteve representada através das apresentações orais do Professor Miguel Seabra e do estudante de doutoramento António Pimpão do grupo da Professora Sofia Pereira, assim como com vários posters de estudantes de mestrado e doutoramento.

O evento foi organizado por Sandra Tenreiro, investigadora principal do Laboratório de Degeneração e Envelhecimento da NOVA Medical School e por Fernando Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Esta reunião faz parte de uma ação COST - BenBedPhar (Bench to bedside transition for Pharmacological regulation of NRF2 in NDC's) - que envolve quase 400 participantes de mais de 30 países a nível mundial. Visa acelerar a investigação e a translação para a clínica e para o mercado de soluções terapêuticas tendo como alvo o NRF2, sendo este um importante regulador celular em doenças como cancro, Alzheimer, Parkinson, Degenerescência Macular relacionada com a idade, entre outras.

A COST (European Cooperation in Science and Technology) é uma agência de financiamento de redes de investigação e inovação. Através das suas "Ações", a COST ajuda a estabelecer iniciativas de investigação em toda a Europa e permite que os cientistas desenvolvam as suas ideias, partilhando-as com os seus pares.