No dia 19 de novembro, a NOVA Medical associou-se mais uma vez às comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia 2024, com a realização da mesa-redonda “Bora lá falar sobre diabetes”, destinada a alunos do ensino secundário, que juntou jovens investigadores e pessoas com diabetes.
Na conversa, moderada por André Martins da Revista Frontal e aluno de medicina, foram abordados os vários desafios e conquistas de quem vive com diabetes Tipo 1 e Tipo 2, a importância da consciencialização dos hábitos saudáveis na prevenção e os principais avanços científicos e tecnológicos nesta área. Foi também uma ótima oportunidade para dar a conhecer alguns projetos em curso na NOVA Medical School, que vão desde o estudo dos mecanismos físicos, químicos e biológicos da diabetes, a relação com a obesidade e até a potencial ligação com a progressão da Doença de Parkinson.
A discussão contou com a participação das investigadoras da NOVA Medical School, Ana Raimundo, que também vive com Diabetes Tipo 2, Joana Sacramento e Tatiana Burrinha; o estudante de doutoramento Luís Sousa; e com Helena Pereira, aluna do Ensino Secundário, que partilhou a sua experiência de viver com Diabetes Tipo 1.
Esta foi uma iniciativa que decorreu no âmbito do Dia Mundial da Diabetes (celebrado a 14 de novembro), em colaboração com o Grupo de Investigação Fundamental e Translacional da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e com o projeto Europeu PAS GRAS. O evento contou ainda com a participação do Comité de Estudantes de Doutoramento que preparou uma Happy Hour dedicada ao tema, com bebidas e snacks saudáveis.