A NOVA Medical School organizou 19 workshops temáticos “Sabores Mediterrânicos Locais – do prado ao prato: com alma, tradição e saúde”, em diversos mercados da Área Metropolitana de Lisboa, com o objetivo de valorizar a cozinha mediterrânica e incentivar uma alimentação equilibrada e sustentável.
Estes workshops hands-on foram criados especificamente para a comunidade, com o objetivo de a capacitar, indo ao encontro dos objetivos do Projeto AML Alimenta, projeto desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação equilibrada e sustentável da Rede Rural Nacional. Cada workshop foi conduzido pelos nutricionistas da NOVA Medical School - Alexandre Rodrigues e Margarida Silva.
O objetivo destes workshops, que contaram com a participação de mais de uma centena de participantes, é substituir a teoria pela prática, dando a oportunidade de cozinhar e compreender como as pessoas podem, através de escolhas alimentares simples, transformarem os seus hábitos e consequentemente melhorar a sua saúde.
A promoção da saúde é essencial para capacitar as comunidades a adotarem estilos de vida saudáveis, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Estes workshops focam-se em promover hábitos alimentares equilibrados e estilos de vida saudáveis, num contexto onde os padrões alimentares em Portugal apresentam desafios significativos. Durante os workshops em mercados, os nutricionistas da NOVA Medical School sensibilizaram a população que se encontrava a fazer compras no mercados para as características de um padrão alimentar saudável, promotor de saúde, enquanto eram convidadas a confecionar receitas práticas utilizando produtos locais e sazonais, destacando os seus benefícios nutricionais e repercussões positivas na saúde.
Através destas ações, a NOVA Medical School procura capacitar a comunidade com técnicas culinárias, conhecimentos intrínsecos à dieta mediterrânica e informações úteis para que adotem escolhas alimentares mais equilibradas e sustentáveis.