A NOVA Medical School participou recentemente nas iniciativas da Semana Internacional do Cérebro 2025, que decorreram de 10 a 16 de março, com o apoio da Federação Europeia de Sociedades de Neurociências e a Dana Foundation.
Sob o tema “Como o Corpo Comunica com o Cérebro e Vice-versa?”, pretendeu-se explorar a complexa comunicação corpo-cérebro através de demonstrações práticas, discussões e exercícios interativos.
Mais de trinta estudantes de licenciatura e doutoramento, investigadores e professores da NOVA Medical School, e médicos estiveram presencialmente a acompanhar as iniciativas em duas escolas públicas e num museu, para alunos do 8º ao 12º ano, e com grupos de cidadãos séniores, da região de Lisboa.
O programa desta edição contemplou:
- Palestras Flash sobre diversos temas que refletem a investigação em neurociências realizada na Escola;
- Mostras de Ciência, com actividades dinâmicas e interativas que responderam às mais variadas perguntas sobre como funciona o cérebro e comunica com o corpo;
- Jogos de Estimulação Cerebral, para exercitar o cérebro;
- Sessões de Ioga e Relaxamento, para mostrar como a prática destas técnicas pode influenciar a conexão cérebro-corpo;
- Workshops de Arte, como forma de estimular o cérebro através da exploração da liberdade na criatividade, e realizados pelo projeto A Avó Veio Trabalhar.
Em simultâneo, decorreu durante toda a semana uma campanha digital de vídeos diários, partilhados nas várias plataformas de redes sociais da NOVA Medical School, que davam resposta cada um a uma pergunta relacionada com o tema – podem ser vistos aqui.
O impacto gerado refletiu-se em:
- mais de 520 alunos entre os 13 e os 18 anos, e cidadãos séniores impactados;
- mais de 11 horas de atividades interativas;
- 16 palestras flash;
- 8 sessões de yoga/relaxamento;
- 2 workshops de arte;
- 5 vídeos que geraram mais de 28 mil visualizações.
Esta iniciativa foi financiada, pela segunda vez, através da atribuição de uma bolsa pelo Programa FENS-Brain Awareness Week, o que permitiu escalar o impacto das atividades previstas na nossa comunidade, promovendo a visibilidade das neurociências e aproximando os cientistas e a sociedade. A sua concretização foi também possível graças ao apoio, em parceria, da Sociedade Portuguesa de Neurociências, da Escola Secundária Padre António Vieira, a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, do Museu da Saúde e do projeto A Avó Veio Trabalhar.
A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa global e anual da Dana Foundation para promover o entusiasmo público e o apoio à investigação científica sobre o cérebro, aumentando a consciencialização para a importância e o impacto que a investigação em neurociências tem na vida quotidiana.
Grupos de investigação envolvidos:
- NEUROGENÉTICA DA LOCOMOÇÃO - César Mendes
- TRÁFEGO NEURONAL NO ENVELHECIMENTO - Cláudia Almeida
- METABOLISMO E NUTRIÇÃO - Conceição Calhau
- Miguel Viana Batista
- PLASTICIDADE E CRESCIMENTO NEURONAL - Rita Teodoro
- DEGENERAÇÃO E ENVELHECIMENTO - Sandra Tenreiro
- CONTROLO NEURONAL DAS DOENÇAS METABÓLICAS: ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS - Sílvia Conde