Mais de 150 participantes juntaram-se na NOVA Medical School para debater os efeitos do calor extremo na saúde dos idosos

02-mai-2025
No passado dia 30 de abril, a NOVA Medical School acolheu mais de 150 participantes no workshop “Calor Extremo e Impacto na Saúde das Pessoas Mais Velhas”, uma iniciativa integrada no programa comunitário “Envelhecer com Saúde” e coordenada pela professora Ana Rodrigues. O evento, que decorreu no edifício sede da instituição, destacou-se pela forte componente de interação entre os alunos de Medicina e a sociedade civil, em especial a população sénior.
 
Com uma abordagem inovadora e participativa, o workshop foi concebido como uma aula aberta da unidade curricular “Doente Idoso”, do Mestrado Integrado em Medicina, contando com a presença ativa de estudantes, profissionais de saúde, académicos e cidadãos com mais de 50 anos. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar para os riscos do calor extremo na saúde das pessoas mais velhas e partilhar estratégias práticas de prevenção e adaptação face a fenómenos climáticos cada vez mais frequentes.
 
Um dos momentos mais impactantes do evento foi a encenação teatral apresentada pela Academia Sénior de Arroios, que abordou, com sensibilidade e humor, as crenças e atitudes da população durante ondas de calor. A seguir, alunos do Mestrado Integrado em Medicina apresentaram dados científicos e conselhos úteis sobre os impactos fisiológicos das altas temperaturas na população idosa.
 
O workshop culminou com uma mesa-redonda, que reforçou o papel da colaboração intergeracional e da proximidade entre academia e comunidade na promoção da literacia em saúde e na construção de respostas eficazes às alterações climáticas.
 
Com o apoio do CHRC - Comprehensive Health Research Centre, Lisbon AHA, Junta de Freguesia de Arroios, Alegria de Viver e o programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades”, a iniciativa revelou-se um sucesso, tanto pela elevada adesão como pelo impacto das trocas de experiências entre gerações. Um passo firme no caminho de uma sociedade mais informada, saudável e resiliente.