Robert Langer na cerimónia de entrega de prémio ‘Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro’

09-mai-2025
O prestigiado Robert Langer (MIT), um dos mais influentes cientistas da atualidade, vai estar na NOVA Medical School, no próximo dia 27 de junho, às 10h00, para a entrega do prémio 'Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro', onde abordará o tema "Da nanotecnologia às vacinas de ARNm: Como a superação do ceticismo e das barreiras conduziu a novos tratamentos contra o cancro e a formas de enfrentar um desafio de saúde global"
 
No mesmo dia, o Professor será ainda distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa.
 
Robert Langer é um dos nove Professores do Instituto no Massachusetts Institute of Technology (MIT), a mais alta distinção académica da instituição. O seu trabalho pioneiro, que já beneficiou milhões de pessoas em todo o mundo, inclui o isolamento dos primeiros inibidores da angiogénese (em colaboração com o Dr. Judah Folkman), o que conduziu a novos tratamentos para o cancro e a cegueira. Foi também responsável pela criação das primeiras nanopartículas e micropartículas para administração de moléculas de grande dimensão, incluindo ácidos nucleicos, e contribuiu decisivamente para o estabelecimento da engenharia de tecidos, que possibilitou o desenvolvimento de pele artificial para vítimas de queimaduras e da tecnologia “órgão-em-chip”.
 
Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro tem como objetivo estimular a investigação translacional desenvolvida por equipas interdisciplinares da NOVA Medical School e é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa espanhola que, em seu legado, destinou uma parte da sua herança para avançar a investigação na área do Cancro.