Sociedade Portuguesa de Diabetologia premeia investigadores da NOVA Medical School

13-dez-2024

Dois projetos de investigação da NOVA Medical School foram recentemente premiados, cada um, com uma Bolsa da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). Este reconhecimento permitirá às equipas responsáveis desenvolverem novas descobertas na área da diabetologia, com base em investigação fundamental, clínica e tecnológica.

A investigadora Fátima Martins, do grupo de investigação em Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas, liderado por Sílvia Conde, venceu a Bolsa M. M. Almeida Ruas, com o projeto: “Modulation of adenosine signalling in the adipose tissue as a potential therapeutical approach for the treatment of dysmetabolism”. Este estudo, em parceria com a Universidade de Coimbra, pretende identificar novas estratégias para a avaliação precoce da progressão de perturbações do metabolismo e seu tratamento.

O estudante de doutoramento Luís Sousa, do grupo de investigação em Dismetabolismo em Doenças do Cérebro, liderado por Hugo Vicente Miranda, recebeu a Bolsa José Luís Medina pelo projeto: “Insulin-Degrading Enzyme as a Target for the Prevention and Treatment of Parkinson's Disease”. Com este projeto, pretende-se estudar uma enzima que degrada a insulina com potencial impacto na prevenção e tratamento da Doença de Parkinson.

Os Prémios e Bolsas SPD distinguem anualmente projetos pelo impacto significativo, originalidade e contributo para o avanço do conhecimento científico na área da diabetes. Este ano, a investigação da NOVA Medical School venceu duas das quatro bolsas atribuídas. A cerimónia de entrega decorreu no dia 3 de dezembro de 2024, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra.