A professora e investigadora principal da NOVA Medical School, Guadalupe Cabral, será hoje distinguida com uma bolsa de investigação de 40 mil euros na 10ª Edição do Programa Gilead Génese. Este financiamento permitirá dar continuidade ao trabalho do grupo de Imunologia Tumoral Translacional da NOVA Medical School, especificamente na “Identificação de Neutrófilos Específicos para Melhorar a Eficácia da Imunoterapia no Cancro da Mama Triplo Negativo”, tal como refere o título do projeto premiado.
O Cancro de Mama Triplo Negativo é o subtipo mais agressivo e difícil de tratar. A imunoterapia surgiu como uma abordagem promissora para estes casos, mas ainda não é totalmente eficaz. Porém, estudos anteriores demonstraram que alguns subtipos de neutrófilos – células imunes que à partida defenderiam o nosso organismo –, os imunossupressores, contribuem para a progressão tumoral e resistência aos tratamentos. Daí que possam servir como potenciais marcadores preditivos e ajudar a desenvolver estratégias terapêuticas mais eficazes. O estudo agora premiado propõe identificar os subtipos clinicamente relevantes, esperando contribuir para aumentar a sobrevivência a esta doença.
O Programa Gilead GÉNESE, criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico nacional e de promover iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes, tem como objetivo apoiar projetos de investigação e de iniciativa comunitária com bolsas até 40 mil euros nas áreas em que a Gilead desenvolve a sua investigação, especificamente Oncologia e Virologia.
À 10ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 27 projetos de investigação e 20 de intervenção comunitária. Foram selecionados um total de 10 projetos – 5 de investigação e 5 de comunidade, num total de quase 300 mil euros de financiamento. A NOVA Medical School assegurou um dos quatros projetos de investigação na área do cancro da mama. A cerimónia de entrega das bolsas aos projetos vencedores decorre hoje, no CCB, em Lisboa.