Três investigadoras da NOVA Medical School foram recentemente distinguidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com duas Bolsas de Investigação em Oncologia e uma menção honrosa. Este reconhecimento destaca a excelência da investigação biomédica realizada na instituição e contribuirá para o avanço de novas descobertas na área do cancro.
A investigadora Guadalupe Cabral, líder do grupo de investigação em Imunologia Tumoral Translacional, foi premiada com a Bolsa LPCC – Grupos de Apoio e Delegações do Núcleo Regional Sul pelo projeto “Personalizing Immunotherapy for High-Risk Early-Stage Triple Negative Breast Cancer by Targeting Immunosuppressive Neutrophils”. O estudo visa compreender o papel dos neutrófilos – células do sistema imunitário – no cancro da mama triplo negativo e identificar biomarcadores que permitam prever quais as pacientes que beneficiarão mais da imunoterapia.
Bárbara Mendes, do grupo de Nanomedicina em Cancro, liderado por João Conde, foi distinguida com a Bolsa LPCC Núcleo Regional Sul, patrocinada pela empresa Visteon, pelo projeto “BrEast CAncer MicroEnvironment-Mimetic Platform for Evaluating Personalized Anticancer Agents”. Com este financiamento, a investigadora irá estudar o ambiente dinâmico do cancro da mama, considerando os diferentes elementos celulares e não celulares, através do desenvolvimento de uma plataforma baseada no uso de biomateriais com propriedades mecânicas ajustáveis a cada subtipo da doença.
Adicionalmente, a Cristina Escrevente, investigadora do grupo em Tráfego Membranar na Doença, liderado por Duarte Barral, foi atribuída uma menção honrosa pelo mérito científico do projeto “Targeting lysosome and melanosome exocytosis to impair cutaneous melanoma cell invasion”. Este estudo pretende explorar os mecanismos que regulam a invasão celular e a formação de metástases no melanoma cutâneo, a forma mais agressiva de cancro da pele.
A cerimónia de entrega das distinções teve lugar no Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, durante as X Jornadas de Investigação em Oncologia, no Auditório António de Magalhães Cardoso, na sede da VdA.
Reconhecendo a importância da investigação científica no combate ao cancro e a necessidade de apoio financeiro aos investigadores, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) anunciou a atribuição de cinco bolsas de investigação para 2025. A NOVA Medical School conquistou duas dessas bolsas, reforçando o seu compromisso com a inovação e o progresso na área da oncologia.