O Investigador Principal da NOVA Medical School, Duarte Barral, foi eleito Secretário e Tesoureiro da European Society for Pigment Cell Research (ESPCR), cargo que assumiu durante a 26.ª reunião anual da sociedade, realizada entre 25 e 27 de setembro de 2025 na Friedrich-Alexander-University Erlangen-Nürnberg (FAU), Alemanha.
A ESPCR é uma sociedade científica multidisciplinar que promove o avanço do conhecimento e da investigação sobre o sistema pigmentar, reunindo especialistas internacionais de referência.
Durante o encontro, estiveram presentes, além de Duarte Barral, líder do grupo de investigação em Tráfego Membranar na Doença, e de Mafalda Lopes da Silva, investigadora no grupo Mecanismos Moleculares de Doença liderado por Miguel Seabra, que apresentaram duas comunicações orais, as investigadoras Inês Fonseca e Cristina Demelas, também do grupo de Tráfego Membranar na Doença. Para além das comunicações orais, foram apresentados três posters deste grupo, contribuindo para a partilha e discussão científica a nível europeu. É de realçar que Cristina Demelas foi ainda premiada com um Travel Award, reconhecendo o mérito científico da estudante de doutoramento.
A nomeação de Duarte Barral assim como a participação de vários investigadores na conferência sublinha o papel de liderança internacional da NOVA Medical School na investigação na área da pigmentação da pele.