Maria João Meneses, investigadora pós-doutorada do Laboratório Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR), distinguida com o prémio de melhor comunicação oral no Congresso Anual da Sociedade Europeia de Investigação Clínica.
Foi a apresentação do trabalho intitulado por "Insulin and Glucose metabolism-based clustering analysis discloses different lipidomic profile among men and women" que valeu a Maria João Meneses o prémio.
Com este trabalho a investigadora e os colegas estudaram o papel dos lípidos nodesenvolvimento e progressão da Diabetes Tipo 2 e hipotetizaram que os indivíduos estratificados de acordo com os parâmetros relacionados ao metabolismo da glicose têm um perfil lipidómico diferente, dependente do sexo. Os investigadores demonstraram que, para além da glucose, o perfil lipídico diferenciado por género também deve ser incluído na análise dos fenótipos para o risco aumentado de disglicemia e Diabetes Tipo 2.
Para Maria João Menezes este prémio é o reconhecimento do trabalho que a equipa do Laboratório MEDIR tem vindo a desenvolver no grupo de investigação em doenças metabólicas. A investigadora acrescentar que "no geral a participação no Congresso Anual da Sociedade Europeia de Investigação Clínica, permite não só uma atualização científica sobre os temas em destaque, mas também a estabelecer colaborações para trabalhos futuros."
A representação do Laboratório de Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR) neste congresso internacinal foi mais extensa, e contou com outra comunicação oral de Rita Oliveira, co-PI deste grupo, que também moderou uma sessão.