Bolsas da APMGF/AICIB

As bolsas de investigação, num total de 4.000 euros, servem para promover a investigação clínica e inovação na prática médica. 

No 40º Encontro Nacional de MGF em Vilamoura, foram atribuídas as Bolsas de Investigação no âmbito de parceria entre a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

O grupo Investigação Centrada na Pessoa, liderado pelo médico e investigador principal Bruno Heleno, ganhou duas destas bolsas, uma para promover a mudança comportamental dos médicos na pesquisa de informação baseada em evidência científica, e outra para aferir as necessidades dos cuidadores informais de idosos em Portugal. 

Catarina Viegas Dias, médica especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF) e investigadora da NMS e do CHRC, liderará o primeiro projeto, dizendo que "pretendemos avaliar-se a eficácia de 3 intervenções em domínios distintos do comportamento (capacidade, motivação, oportunidade), bem como uma intervenção tripla combinada na mudança de comportamento de internos de Medicina Geral e Familiar para uma prática baseada na melhor prova científica disponível". A aplicação deste projeto irá apoiar os médicos na mudança de comportamento para uma prática clínica baseada na melhor evidência disponível.

Já Rita Lopes Silva, também médica especialista em MGF e investigadora no mesmo grupo, liderará um projecto de aferição necessidades não satisfeitas em termos económicos, saúde, sociais dos cuidadores informais de idosos em Portugal. "Sabendo que no futuro em Portugal prevê-se um aumento do número de pessoas dependentes, também existirá necessariamente um aumento do número de cuidadores. Urge compreender como poderão ser criados programas e políticas de apoio a esta população adaptados à realidade portuguesa", diz a médica-investigadora.

Ambas as bolsas irão permitir a execução financeira dos projetos, quer na contratação de recursos humanos quer na obtenção dos serviços necessários para o seu desenvolvimento. Para além do investigador principal Bruno Heleno, também Clara Jasmins, Ana Rita Jesus Maria e David Rodrigues integrarão as equipas destes projetos.

Saiba mais sobre a investigação de Catarina Viegas Dias na nossa rúbrica de Comunicação de Ciência, A Pinch of Science.

 

Catarina Viegas Dias
Collaborator
Rita Lopes da Silva
Collaborator

Investigação Centrada na Pessoa

Bruno Heleno