Docente
Professor Auxiliar
Investigador Principal
Jacinta Serpa é licenciada em Biologia pela Universidade dos Açores (1997) e doutorada em Biologia Humana, com especialização em glicobiologia e cancro gástrico, pela Universidade do Porto (2005). Com mais de 20 anos de experiência em biologia do cancro, é membro do corpo docente da NOVA Medical School desde 2008 e investigadora sénior no Instituto Português de Oncologia (IPOLFG) desde 2006.
A sua investigação centra-se no metabolismo do cancro, especificamente na reprogramação metabólica que suporta a sobrevivência das células cancerígenas em microambientes específicos e influencia a resposta terapêutica. Desde 2015, lidera o Laboratório de Metabolismo do Cancro e Microambiente da Faculdade da NOVA Medical School e do IPOLFG.
O seu trabalho centra-se na identificação de biomarcadores metabólicos ligados à quimiorresistência e ao prognóstico, e na descoberta de alvos terapêuticos com base nas vulnerabilidades metabólicas dos tumores, com a metabolómica a desempenhar um papel crucial. Jacinta Serpa tem como objetivo compreender o cancro no seu contexto fisiopatológico, descobrindo processos metabólicos essenciais que impulsionam o crescimento e a resistência tumoral, contribuindo para o desenvolvimento de terapias direcionadas. Publicou 55 artigos revisados por pares (37 como autora sénior ou correspondente), com um impacto significativo refletido por um índice h de 29 e quase 2900 citações.
Recentemente, registou uma patente nacional e PCT para uma nova terapia direcionada à dependência de glutamina no glioblastoma, superando desafios de tratamentos anteriores, como a penetração da barreira hematoencefálica e a toxicidade. A fase de patente internacional começa em março de 2026. Além da investigação, Jacinta Serpa está comprometida com o ensino e a liderança académica, coordenando cursos relacionados com oncologia e um programa de pós-graduação em Genética Clínica e Genómica na NOVA Medical School.