Depois de se formar em Biologia em 1999 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria Guadalupe Cabral realizou o seu doutoramento no Instituto Superior Técnico, onde investigou mecanismos de resistência ao stress. Em 2007, ingressou na NOVA Medical School como investigadora pós-doutorada em Imunologia, e é professora assistente convidada na mesma instituição desde 2012. Mais recentemente, foi nomeada Investigadora Principal, criando o grupo de Imunologia Tumoral Translacional na NOVA Medical School.
A sua investigação centra-se na compreensão da resposta imunitária no cancro, com o objetivo de identificar biomarcadores preditivos e de prognóstico e desenvolver novas estratégias terapêuticas baseadas no sistema imunitário, particularmente para o cancro da mama. Através da combinação de abordagens moleculares, celulares e translacionais, o seu grupo procura ligar a imunologia fundamental às aplicações clínicas, contribuindo para o desenvolvimento de imunoterapias mais eficazes contra o cancro.
Guadalupe Cabral é autora ou coautora de 37 artigos científicos e 3 capítulos de livros, e recentemente submeteu uma patente destacando o potencial translacional do seu trabalho. A sua investigação foi reconhecida através de vários prémios e distinções nas áreas da biologia do cancro e imunologia.
Além das suas atividades de investigação, Maria Guadalupe Cabral está ativamente envolvida no ensino académico, tendo supervisionado e co-supervisionado vários estudantes de doutoramento e mestrado. A investigadora continua a promover fortes colaborações com médicos para o avanço de estudos translacionais destinados a melhorar o tratamento do cancro da mama.