Investigador
Professor Catedrático
Investigador Principal
A carreira de Miguel Seabra abrange 30 anos em três países, primeiro os seus estudos de doutoramento e cargo inicial independente como professor assistente na UT Southwestern, Dallas (1988-2007), depois como professor associado e professor catedrático no Imperial College London (1997-2015) e, desde 2007, de volta ao seu país natal, em várias funções, desde política científica e administração até diretor de instituto de investigação e chefe de laboratório.
A sua investigação tem focado na biologia celular, mecanismos moleculares de doenças e investigação translacional em terapia genética. Publicou 180 artigos revistos por pares, atraindo mais de 21 000 citações, com um índice h de 76. A sua principal colaboradora internacional é Clare Futter, do Instituto de Oftalmologia da UCL, com 24 artigos conjuntos publicados desde 2004.
Desde 2021, a convite da Fundação Champalimaud, Miguel Seabra lidera a Iniciativa de Terapia Genética Ocular de Baixo Custo, em colaboração com o Instituto LV Prasad, na Índia, com o objetivo de desenvolver e implementar soluções de baixo custo para doenças oculares comuns.