Mosca da Fruta [Drosophila melanogaster]
Vantagens de usar a Mosca da Fruta como animal modelo:
- Elevado grau de semelhanças com seres mais complexos, como os humanos;
- Baixo custo de manutenção;
- Gestação rápida e tempo de vida curto (~60 dias), o que permite estudar envelhecimento;
- Facilmente manipulável geneticamente e existência de um grande número de ferramentas genéticas e de imagem.
Peixe Zebra [Danio rerio]
Vantagens de usar o Peixe-Zebra como animal modelo:
- O peixe- zebra é muito fértil, 1 casal consegue originar 150 ovos por semana, durante várias semanas seguidas;
- A fertilização dos ovos de peixe-zebra é externa, ou seja o que num humano se passa dentro da barriga da mãe no peixe-zebra pode ser acompanhado ao microscópio;
- Partilha muitos genes com humanos e muitas formas de doença;
- Animal vertebrado, com coluna dorsal e vértebras, com capacidade regenerativa. Percebendo como um animal tão semelhante ao humano consegue regenerar será possível desenvolver novas terapias e soluções regenerativas para o corpo humano.
Embrião de Galinha [Gallus gallus]
Vantagens de usar o Embrião de Galinha como animal modelo:
- O embrião de galinha é muito semelhante ao embrião humano;
- Os ovos fertilizados são muito fáceis de obter e de incubar em laboratório;
- Ao contrário do embrião de mamíferos, o embrião de galinha é facilmente acessível dentro do ovo, permitindo a manipulação e o transplante de tecidos. Podemos também crescer embriões em cultura durante alguns dias para a realização de estudos in vitro.
O estudo do desenvolvimento do embrião de galinha tem permitido elucidar vários processos embrionários, tais como a distribuição assimétrica dos órgãos do corpo, a origem do sistema nervoso e o desenvolvimento dos membros, contribuindo também para a compreensão de malformações em humanos.
Ratinhos e Ratos [Mus musculus e Rattus norvegicus]
Vantagens de usar Ratinhos e Ratos como animal modelo:
- São mamíferos e com elevadas semelhanças ao ser Humano;
- Dentro dos mamíferos, são de pequeno porte pelo que apresentam facilidades ao nível das condições de alojamento (custos e dimensão);
- Tempo geracional muito curto (±3 meses) o que facilita estudos de genética familiar;
- Existência de Estirpes Congénitas, em que os indivíduos são geneticamente idênticos entre si, facilitando a análise de resultados e redução do número de animais por amostra;
- Capacidade de manipulação estável e dirigida do seu genoma, o que permite a criação de animais modelo de Doenças Genéticas Humanas.
Estes animais são os mais utilizados como modelos animais em investigação Biomédica, em Portugal e no resto da União Europeia.
Toda a investigação animal da NOVA Medical School é supervisionada pelo ORBEA - Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais.
A NOVA Medical School orgulha-se de pertencer às instituições europeias que assinaram o Acordo de Transparência em Investigação Animal, promovido pela EARA (European Animal Research Association) para promover a educação e transparência sobre a investigação com animais de laboratório.