European Research Council - ERC Starting Grant: ERC-StG-2019-848325 – GelGeneCircuit: Terapia de perfil e heterogeneidade no cancro usando nano-hidrogéis para a entrega de circuitos genéticos multicoloridos (2019-2024). Financiamento 1.5M€
- Estudar como o microambiente tumoral e a heterogeneidade são modulados por cada modalidade terapêutica: As vias moleculares que determinam a eficácia da resposta antitumoral após uma terapia específica são mal compreendidas. Agora é crucial produzir nano-medicamentos inovadores e eficazes para erradicar a complexa rede tumoral. E, ao mesmo tempo, fornecer meios para compreender a dinâmica do microambiente tumoral e traçar um perfil do resultado terapêutico e da heterogeneidade do tumor, célula a célula e paciente a paciente.
- Usar terapia combinada para Medicina de Precisão: Dando um passo à frente, otimizamos e desenvolvemos plataformas de combinação inteligentes capazes de alcançar a eliminação completa do tumor e à ausência de recorrência do tumor após a remoção cirurgica do tumor ( Conde et al. Nature Materials 2016). Agora é imperativo aprender como os avanços da Nanomedicina estão a ser usados para identificar novas ferramentas de terapia que impulsionam o desenvolvimento da medicina personalizada em diferentes tipos de cancro e estadios de doença e reconhecer como traduzir os dados clínicos de pacientes numa estratégia clínica eficaz.
Porjecti FCT - PTDC/BTM-MAT/4738/2020 – Micelas biomiméticas à base de vitamina E revestidas por membrana celular para nanoteranóstica multimodal do cancro do pâncreas (2020-2023). Financiamento 250K€
- Bloquear a resistência a múltiplos farmacos anti-cancerígenas: A resistência a múltiplas drogas (MDR) em células cancerígenas é uma limitação substancial para o sucesso da quimioterapia. No passado mostramos que os biomateriais inteligentes são capazes de detectar e reagir diferencialmente para o microambiente da doença, por meio da detecção da expressão de genes específicos relacionados com a resistência a múltiplos fármacos (Conde et al. PNAS 2015), potencializando a lebertação direcionada de fármacos, bem como a terapia gênica (Conde et al. Nature Materials 2015, Conde et al. ACS Nano 2012; Conde et al. Advanced Functional Materials 2015; Conde et al. Biomaterials 2013) em determinados contextos de doença.
- Prevenir e tratar metástases usando materiais: É crucial aproveitar o potencial da Nanomedicina para combater diferencialmente o cancro disseminado em cada estadio da doença. Implementar novas estratégias para tratar o cancro em função do tipo e estado da doença, enquanto aproveitamos o avanço no design de materiais e, em particular, a nanotecnologia é extremamente importante: (1) reprogramação do tumor primário para prevenir metástases (Avital & Conde et al. Nature Communications 2016); e (2) terapia combinada (local e sistémica) quando as metástases já ocorreram (Bao & Conde et al. Scientific Reports 2015).