Nutrição Molecular e Saúde

O nosso objetivo é compreender os mecanismos dos processos celulares relacionados com a nutrição, a nível molecular, em contexto de doenças crónicas associadas ao estilo de vida.

 

Temos particular interesse no estudo do metabolismo dos polifenóis em humanos e em modelos animais utilizando abordagens metabolómicas, ou seja, bioacessibilidade, biodisponibilidade, permeabilidade cerebral e metabolismo celular, e a bioatividade dos metabolitos dos polifenóis em modelos de doenças neurodegenerativas, com foco na doença de Parkinson, neurodegeneração, neuroinflamação e permeabilidade da barreira hematoencefálica.

Realizamos estudos mecanísticos usando modelos relevantes de doenças, como os modelos de leveduras, modelos celulares e modelos animais, e abordagens celulares e moleculares de última geração para desvendar os mecanismos moleculares da citoproteção mediada por metabolitos derivados dos polifenóis.

Projeto LIMBo

Uma grande preocupação de nossa sociedade é atrasar de forma eficiente o aparecimento de doenças neurodegenerativas, cuja incidência está a aumentar progressivamente. O paradigma de que uma dieta rica em fenólicos é benéfica para a saúde do cérebro já é de conhecimento geral. No entanto, os mecanismos e funções cerebrais ainda precisam ser estudadas, particularmente porque a natureza daqueles que agem no cérebro permanece negligenciada. O projeto do LIMBo aborda essa lacuna identificando compostos que podem apoiar o desenvolvimento de estratégias eficazes para atrasar a neurodegeneração. Analisamos o potencial dos metabolitos fenólicos derivados da dieta na prevenção e no tratamento da neuroinflamação. Estamos focados nos metabolitos fenólicos de baixo peso molecular derivados da dieta (LMWPM - sigla inglesa) e estudamos a sua permeabilidade cerebral e efeitos nas vias de resposta estabelecidas e desconhecidas das células da microglia, isoladamente ou quando se comunicam com outras células cerebrais.

Os 3 objetivos principais do projeto são:

  • Identificar LMWPM no cérebro e rastrear sua capacidade de atenuar a neuroinflamação mediada pela microglia
  • Elucidar os mecanismos moleculares que medeiam os efeitos dos LMWPM nas células do cérebro durante a inflamação
  • Obter uma perceção integrada dos efeitos dos metabolitos fenólicos derivados da dieta em modelos de ratinho de neuroinflamação e doença de Parkinson.

Listamos todos os LMWPM descritos e revemos os mecanismos moleculares subjacentes aos seus efeitos no cérebro e seu papel específico na neuroinflamação, identificando as lacunas. Também reunimos os dados disponíveis sobre a biodisponibilidade no cérebro destes LMWPM, incluindo as informações sobre a passagem da barreira hematoencefálica in silico, in vitro e in vivo. Com base nisto, atualizamos nossa biblioteca com todos os LMWPM descritos, adquiridos comercialmente ou por síntese.

Para obter uma visão abrangente dos efeitos neuroprotetores dos LMWPM em relação à neuroinflamação, estudamos as suas propriedades anti-neuroinflamatórias na proteção das células de microglia a um forte insulto inflamatório, monitorizando a liberação de citocinas pró-inflamatórias e fatores neurotóxicos. Foi estabelecida a cinética e a resposta à dose dos seus efeitos protetores usando condições quase fisiológicas de concentração e tempo de residência para cada metabolito.

A permeabilidade cerebral de todos os LMWPM foi avaliada in silico e para os 3 compostos com maior atividade, a sua permeabilidade cerebral foi confirmada in vivo. Os compostos foram injetados por via intravenosa em níveis fisiológicos e extratos cerebrais foram analisados ​​para deteção dos LMWPM e seus metabolitos através de metabolómica não direcionada.

O nosso objetivo é usar LMWPM específicos para estudar novas vias metabólicas no cérebro e aumentar o nosso conhecimento sobre os mecanismos moleculares neuroativos dos novos metabolitos identificados. O LIMBo fornecerá informações científicas valiosas para a futura implementação de dietas para um cérebro saudável e a potencial utilização de metabolitos fenólicos como pró-farmacos.

ERC-2018-Starting grant (N° 804229) PI- Cláudia N Santos

  • ERC-2018-Starting grant,LIMBo-Zooming the link between diet and brain health: how phenolic metabolites modulate brain inflammation. (1/4/2019-31/3/2024) (em colaboração com iBET-Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica)
  • H2020 project, CHIC-Chicory as a multipurpose crop for dietary fibre and medicinal terpenes. (1/1/2018-30/6/2022) (em colaboração com iBET-Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica)
  • FP7 project, BacHBerry-BACterial Hosts for production of Bioactive phenolics from bERRY fruits. (29/10/2013-31/10/2016) (em colaboração com iBET)
  • FP7 project, EUBerry:The sustainable improvement of European berry production, quality and nutritional value in a changing environment. (1/5/2011-31/10/2014) (em colaboração com iBET)
  • FCT project, Therapeutics@DIAPP_Perceiving Diabetes as an Islet Amyloid PolyPeptide oligomeropathy: disease progression and therapeutic focus. (em colaboração com iBET)
  • Inova4health project, TherDIAPP_Islet Amyloid Polypeptide oligomers as critical entities in diabetes: early diagnosis and therapeutic focus. (1/1/2018-31/12/2018) (em colaboração com iBET)
  • FCT/ANR project, CardioBDP- Mechanisms of Cardioprotection by Berries-driven Polyphenols. (1/2/2014-31/07/2017) (em colaboração com iBET)
  • Fundo EDP para a Biodiversidade 2010/2012: ”Conservation and Recovery of Threatened endemic Flora in Portugal”. (em colaboração com iBET)
  • FCT project, Polyphenols as protective agents in cellular models of alpha-synucleinopaties, in particular Parkinson’s disease, (em colaboração com ITQB)

 

 

  • Prémio Inovação - 9º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, 2020 (Cláudia Santos)
  • Bolsa de investigação Fulbright para estágio na University of Kentucky, College of Medicine, Lexington, EUA, 2019 (Ana Filipa Raimundo)
  • Food & Nutrition Awards 2019, menção-honrosa na categoria Research and Development, Projeto: Poli4Hiper-(Poly)phenols beneficial effects in hypertension (Claúdia N. Santos, Andreia Gomes)
  • Prémios da Nutrição, Investigação e desenvolvimento - 2º menção honrosa, Projeto: Portuguese wild blackberries, new functional foods for the brain. 2012 (Lucélia Tavares, Cláudia Santos - ITQB)
  • Prémio Nuno Castelo Branco da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (Portuguese Diabetes Society) para o projeto ""Therapeutics4DM: Towards the elucidation of Islet Amyloid Peptide role in Diabetes Mellitus – opening new venues for therapeutic intervention"", 2016 (Regina Menezes (iBET); Rogério Ribeiro)

 

Procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de um Doutorado (Aviso 8636/2022) - Doutoramento em Ciências da Vida @Cláudia Santos Lab
Investigadores

Nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 11.º, do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, torna-se público que por despacho reitoral de 16 de março de 2022 foi autorizada a abertura de um procedimento concursal de seleção internacional para o preenchimento de um posto de trabalho de Doutorado para o exercício de atividades de investigação científica financiadas por fundos internacionais através do European Research Council , ERC-2018-STG 804229, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa.

 

Data Limite: 12 Maio 2022

 

1 — O posto de trabalho de doutorado, no âmbito do Projeto de investigação ERC-2018-STG 804229, tem em vista o desempenho das seguintes funções:

a) Desenvolver atividades de investigação específicas sob orientação do líder do grupo no âmbito do projeto do ERC;

b) Relatar e apresentar trabalho no grupo Molecular Nutrition and Health e eventualmente em reuniões nacionais e/ou internacionais;

c) Compartilhar conhecimento e expertise;

d) Contribuir para a produção de trabalhos de investigação para publicação;

e) Melhorar protocolos estabelecidos e/ou desenvolvendo novos protocolos.

 

2 — Requisitos gerais da candidatura:

a) Pessoas nacionais, estrangeiras e apátridas, detentoras de Doutoramento em Ciências da Vida;

b) Detentores (as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

 

Mais informações no edital acessível nesta página (versões em português e em inglês).

 

 

Presença Forte da NMS Research em congresso internacional de Alimentação e Saúde

Investigadores do grupo de Nutrição Molecular e Saúde apresentaram vários dos seus trabalhos no congresso Food Bioactives & Health Conference (FBHC).

  • Catarina Brito, Animal Cell Technology Unit, ITQB-NOVA and iBET, Oeiras, Portugal
  • Rita Ventura, Biorganic Chemistry, ITQB-NOVA, Oeiras, Portugal
  • Teresa Pais, IGC, Oeiras, Portugal
  • Maria Alexandra Brito, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Derek Stewart, James Hutton Institute, Invergowrie, Dundee, Scotland, UK
  • Francisco Tomas-Barberan, CEBAS-CSIC, Murcia, Spain
  • Danielle Del Rio, Parma University, Parma, Italy
  • David Berry, University of Vienna, University of Vienna, Vienna, Austria
  • Florin Despa - Department of Pharmacology and Nutritional Sciences and Department of Neurology, University of Kentucky, Lexington, USA
  • Ana Novials - Institut d’Investigacions Biomèdiques August Pi i Sunyer (IDIBAPS), Spanish Biomedical Research Centre in Diabetes and Associated Metabolic Disorders (CIBERDEM), Barcelona, Spain
  • Giovanni Meli - European Brain Research Institute (EBRI), Roma, Italy
  • Antonino Cataneo - EBRI; Scuola Normale Superiore, Pisa, Italy
  • Ivo Martins - Instituto de Medicina Molecular (IMM), Faculty of Medicine, University of Lisbon, Portugal

Investigador Principal

Cláudia Nunes dos Santos

Equipa

Regina Menezes
Senior Post-doctoral Researcher
Natasa Loncarevic-Vasiljkovic
Senior Post-Doctoral Researcher
Angela Ávila
Post-Doctoral Researcher
Inês Figueira
Post-Doctoral Researcher
Paulo Bastos
Post-Doctoral Researcher
Ana Filipa Raimundo
PhD Student
Catarina Pinto
PhD Student
Daniela Marques
PhD Student
Diogo Carregosa
PhD Student
Rafael Carecho
PhD Student
Rita Ramos
PhD Student
Sofia Ferreira
PhD Student
Diogo Mendes
MSc Student
Sara Mota
MSc Student
Ana Fonseca
Lab Manager