CHAIN Biobank

O Comprehensive Health Biobank (CHAIN Biobank) é uma iniciativa colaborativa liderada pela unidade de investigação Comprehensive Health Research Center (CHRC) e pela NOVA Medical School (NMS).

Missão:

• servir como uma ferramenta de apoio à investigação biomédica.
  • servir como banco de amostras biológicas e repositório de informação dos respetivos dadores e dados clínicos.
  • contribuir para o desenvolvimento e potenciação de novos projetos de investigação promovendo a colaboração entre vários centros clínicos e/ou de investigação.
  • promover a reutilização de amostras biológicas e dos dados clínicos.

Principais objetivos

• Apoiar os investigadores no desenvolvimento de standard operating procedure (SOPs), desenho experimental, processamento e análise de amostras.
  • Garantir a confidencialidade e proteção dos dados e das amostras dos dadores.
  • Conduzir as atividades de acordo com as diretrizes legais e éticas nacionais e internacionais.
  • Armazenar amostras, mantendo um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) otimizado para garantir o mais alto controlo da qualidade (CQ) e a garantia da qualidade (GQ) das amostras e dos processos de tratamento.
  • Divulgar as coleções à comunidade científica e médica facilitando colaborações nacionais e internacionais.

Seguimos as melhores práticas técnicas e diretrizes legais e éticas para a elaboração dos regulamentos internos e dos procedimentos operacionais padronizados :

• Best Practice for Repositories ISBER 2018;
  • OECD: Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres;
  • ISO 9001 quality certification;
  • ISO 20387:2018 Biotechnology: Biobanking, General requirements for biobanking
  • Lei n.º 58/2019, de 08 de Agosto - Lei da Proteção de Dados Pessoais;
  • Regulamento (UE) n.º 2016/679, de 27 de abril, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados);
  • Lei n.º 12/2005, de 26 de janeiro - Lei sobre informação genética pessoal e informação de saúde.

O CHAIN está dotado de todos os equipamentos necessários para manter a qualidade: das instalações de armazenamento, das ferramentas de processamento pré-analítico, de registo de dados e de partilha de informação.

• Equipamentos
    • Arcas - 80ºC monitorizadas
    • Arca -80ºC de back-up
    • Unidade de congelamento rápido (recipiente para transporte de azoto líquido)
    • Sala com biossegurança BSL-2
    • Software LIMS – LabCollector – para gestão das amostras e dados clínicos

Não são aplicadas taxas para custos associados à manutenção de equipamentos ou pessoal no CHAIN Biobank. No entanto há custos associados aos serviços.

Os investigadores da NOVA Medical School e do Comprehensive Health Research Center estão isentos de pagamento de taxas de armazenamento (depósito) e de levantamento durante os primeiros dois anos (2023 e 2024), após o qual os acordos serão revistos individualmente.

• Serviços

Para além dos serviços disponibilizados, os utilizadores do CHAIN podem requisitar qualquer outro serviço disponível nas infraestruturas científicas da NOVA Medical School aqui e, ainda, o serviço de transporte e/ou colheita, com valores mediante consulta.

O CHAIN Biobank reserva o direito de alterar a qualquer momento a política de preços acima mencionada.

• Depósito de amostras

Captura de ecrã 2023-12-12, às 09.14.07-1

Documentos:

• Requisição de amostras

CHAIN_Esquema_Requisição_v2_PT (1)-1

Documentos:

Ao depositar amostras o IR/depositante pode escolher entre três níveis de acesso às amostras depositadas:

Consulte o regulamento aqui.

Coordenador Científico

Ana Rodrigues