Semana Internacional do Cérebro 2023 @ NMS

13-mar-2023
17-mar-2023

Na semana de 13 a 17 de março a NOVA Medical School vai uma vez mais juntar-se à Semana Internacional do Cérebro, em parceria com a Federação Europeia de Sociedades de Neurociências, a Dana Foundation e a Sociedade Portuguesa de Neurociências.

Semana Internacional do Cérebro_1_Semana Internacional do Cérebro_1024x768

Na edição de 2023 da Semana Internacional do Cérebro a NOVA Medical School irá dinamizar atividades presenciais e interativas, sob o tema "Podemos Manter os Nossos Cérebros Saudáveis para Viver Melhor e Por Mais Tempo?" para promover um amplo contacto de todos os participantes com a ciência e os cientistas que dedicam a sua investigação ao estudo do cérebro.

Com o objetivo de explicar como o cérebro funciona, como as doenças cerebrais acontecem e a importância de uma vida ativa e saudável para o envelhecimento do cérebro, a NMS irá dinamizar ações em dois formatos distintos:

>> Programa Escolar - Feira de Neurociências

na Escola Pedro Nunes nos dias 13 e 14 de março.

na Escola D. Filipa de Lencastre nos dias 16 e 17 de março.

>> Programa Sénior - Centro de Ciência Pop-up

no Museu da Saúde no dia 15 de março, com atividades especialmente dirigidas aos cidadãos séniores de Lisboa . A participação no programa sénior é gratuita mas é necessária marcação (inscrição online através deste link) devido ao número máximo de participantes.

Programa detalhado:

• Palestras informais e descontraídas sobre o cérebro nas seguintes temáticas:

- O cérebro e os músculos;

Degeneração e envelhecimento;

- O exemplo da Doença de Parkinson e da Doença de Alzheimer;

Como o cérebro controla o comportamento alimentar e como o que comemos afeta nosso cérebro;

- Como a comida que ingerimos previne o aparecimento de doenças associadas ao cérebro

- Como o cérebro usa os sentidos para orientar as escolhas alimentares e como os alimentos não saudáveis ​​afetam o cérebro;

• Mostras científicas que incluirão demonstrações práticas de como é desenvolvida a ciência no laboratório, com jogos, quizzes, visualização de amostras, etc.;

• Demonstração prática da ligação entre o Cérebro e os Músculos com jogo demonstrativo de como os neurónios influenciam a nossa locomoção;

• Conversas diretas com cientistas, em que um cientista fala diretamente com 4 participantes e responde às suas perguntas e curiosidades.

Será uma semana rica em atividade neuronal!

As atividades da NOVA Medical School para celebrar a Semana Internacional do Cérebro serão pela primeira vez financiadas, através da atribuição de uma bolsa pelo Programa FENS-Brain Awareness Week, o que irá permitir o desenvolvimento de melhores atividades, mais didáticas, que terão um impacto positivo na nossa comunidade, promovendo a visibilidade das neurociências, e aproximando os cientistas e a sociedade.

A Semana Internacional do Cérebro é uma iniciativa global e anual da Dana Foundation para promover o entusiasmo público e o apoio à investigação científica sobre o cérebro,aumentando a consciencialização da comunidade para a importância e o impacto que a investigação em neurociências área tem na vida quotidiana.

Links para as atividades da NMS no calendário internacional: Feira de Neurociências e Pop-up Centre.

Para mais informações contacte-nos através do email eventos@nms.unl.pt ou ligue para 218803086 / 218803112.