Investigação NMS promove literacia científica sobre o cérebro entre jovens e séniores

Para celebrar a Semana Internacional do Cérebro, a NMS organizou duas feiras de neurociências em duas escolas de Lisboa e um centro de science "pop-up" no Museu da Saúde, entre 13 e 17 de março.

28-mar-2023

A Semana Internacional do Cérebro - Brain Awareness Week, promovida pela Federation of European Neuroscience Societies (FENS) e pela Dana Foundation, aconteceu entre 13 e 19 de março de 2023 e a NOVA Medical School promoveu atividades para a comunidade durante cinco dias seguidos.

Com o apoio financeiro de uma bolsa da FENS e da Dana Foundation, a Comunicação de Ciência da NOVA Medical School reuniu dezenas de investigadores das mais variadas áreas das neurociências, para visitar duas escolas públicas de Lisboa, a Escola Secundária Pedro Nunes e a Escola Secundária Filipa de Lencastre, e o Museu da Saúde, localizado no Hospital Santo António dos Capuchos.

Nas feiras de neurociência montadas nas duas escolas os investigadores contataram com mais de 500 alunos e alunas entre os 11 aos 18 anos de idade, do 6º ao 12º anos de escolaridade. Os neurocientistas falaram da investigação que desenvolvem na NOVA Medical School, provenientes dos grupos liderados por Cláudia Almeida, Conceição Calhau, Sílvia Conde, César Mendes, Hugo Vicente Miranda, Cláudia Nunes dos Santos, Miguel Seabra e Sandra Tenreiro. Os investigadores fizeram não só palestras informais, como também desenvolveram atividades interativas em mostras de ciência que foram da nutrição preventiva às doenças neurodegenerativas, uma demonstração sobre o papel do sistema nervoso na locomoção e a eletricidade que possibilita essa interação, e conversas com cientistas, onde os participantes falaram com os investigadores da NMS sobre os seus percursos científicos e curiosidades dos temas apresentados.

No Museu da Saúde, com o apoio do próprio museu e da Junta de Freguesia de Arroios, a NMS montou um centro de ciência pop-up para cidadãos sénior, incluindo uma participante com quase 100 anos de idade, provenientes de várias Academias Sénior de Lisboa.

Em ambas as atividades os conteúdos foram adaptados ao público participante. Enquanto nas escolas a abordagem junto dos jovens centrou-se na prevenção, com o público sénior discutiu-se a mitigação dos efeitos das doenças neurodegenerativas causadas pelo envelhecimento.

Apesar da Semana Internacional do Cérebro 2023 ter terminado, o trabalho continua: a equipa de Comunicação de Ciência da NMS irá apresentar as atividades da Semana Internacional do Cérebro numa das dez sessões abertas do Congresso SciComPt 2023, que irá ocorrer em Bragança de 3 a 5 de maio, e vai também avaliar, com os investigadores, o impacto destas atividades nos jovens que nelas participaram, através de questionários dados aos alunos antes das actividades e uma semana depois destas acontecerem.

Foi uma semana onde a NMS concretizou a sua missão de devolver a ciência à comunidade e promoveu a literacia científica sobre saúde do cérebro e das consequências do envelhecimento, um tópico cada vez mais premente com o aumento da esperança de vida dos cidadãos.

Esta semana só foi possível graças ao envolvimento de várias pessoas externas à NMS que apoiaram as atividades e que aceitaram acolher as atividades da NMS. Agradecemos a todas elas, em especial a:

• Luísa Oliveira, André Ferreira e restantes Professores e Staff da Escola Secundária Pedro Nunes;
  • Luís Guerrinha e restantes Professores e Staff da Escola Secundária Filipa de Lencastre;
  • Joana Oliveira e Inês Oliveira do Instituto Nacional de Saúde Professor Ricardo Jorge e do Museu da Saúde e todas e todos os Participantes.