Estudantes da NMS reúnem-se com a comunidade de investigação na primeira edição do evento Investigação, Sim ou Não?

A Nova Medical School acolheu o evento que juntou alunos do mestrado em medicina e da licenciatura em nutrição com a comunidade de investigadores, e visou promover a participação dos alunos de pré-graduação em estágios científicos e apresentar a realidade da investigação biomédica e clínica atual da Faculdade.

26-abr-2023

O evento Investigação, Sim ou Não?, organizado pela AENMS e pela Comissão de Estudantes de Doutoramento, e apoiado pela Direcção do NMS, arrancou com uma mesa redonda com investigadores de diferentes perfis, incluindo investigadores biomédicos e clínicos, médicos e ex-alunos da NMS que participaram nos estágios PIATI (Programa de Integração de Alunos em Trabalhos de Investigação). A discussão foi dinâmica e animada, e os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre a investigação da NMS e partilhar as suas ideias sobre o presente e futuro dos estágios PIATI.

Além da mesa redonda, houve também uma sessão de pitch onde foram apresentadas propostas de estágios de investigação para decorrerem nesta edição 2023. As propostas diversificadas revelam a multitude de projetos de investigação em que a NMS está envolvida, cobrindo todo o espetro de investigação, desde a biomédica fundamental, até à clínica passando pela translacional e epidemiológica.

Bruna Correia, membro do Comité de Estudantes de Doutoramento da NMS,  afirmou que "este evento foi fundamental para mostrar a importância da investigação na medicina e também para dar a conhecer aos estudantes de medicina e nutrição o tipo de investigação que fazemos aqui na Nova Medical School, de forma a ajudar a aproximar as comunidades médica e biomédica da NMS". Para além disso, Mariana Barata, do mesmo comité, acrescentou ainda que acreditam que este encontro vai impulsionar o número de estudantes com interesse a participar nos estágios PIATI e a fomentar o seu gosto pela investigação.

Estiveram presentes no evento a Diretora da NMS, Helena Canhão, e a Subdiretora para a Investigação, Patrícia Calado, o que reflete o elevado empenho da Direção da NMS na aproximação das esferas académicas e de investigação da Escola. Helena Canhão não tem qualquer dúvida na resposta à pergunta provovatória "Investigação, Sim ou Não?" e nas suas palavras a resposta só pode ser uma: "Investigação (sempre) sim, mas como?", e é para este objetivo que a NMS continuará a caminhar.

O interesse dos alunos de medicina e nutrição sobre investigação foi demonstrada pela boa adesão a este evento, que terminou com um momento de conversa informal durante o coffee break. Este encontro proporcionou uma oportunidade única para os alunos conhecerem diretamente alguns investigadores da NMS e marcou o início de uma nova era na relação entre todos os participantes.