Projeto NMS de Cuidados Primários ganha Bolsa de Investigação APMGF/AICIB

Foi atribuído à nossa investigadora Mafalda Portugal, do laboratório Investigação Centrada na Pessoa, uma Bolsa de Apoio à Investigação no decorrer do 39º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar em Aveiro no dia 1 de abril de 2022.

 

Este prémio ocorre de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e foi atribuído ao estudo  “Auxiliares de decisão nos Cuidados de Saúde Primários: estudo qualitativo", que tem como objectivo caracterizar as percepções e necessidades dos profissionais de saúde face aos auxiliares de decisão, bem como explorar os temas clínicos relevantes que carecem destes recursos.

Qual é a principal inovação deste trabalho e por que é importante? 

Os auxiliares de decisão são ferramentas de apoio à decisão partilhada, desenvolvidos em países anglo-saxónicos, que melhoram a qualidade das decisões, reduzem o conflito e promovem um papel activo dos utentes nas decisões sobre saúde. A sua existência em Portugal, traduzidos e adaptados à população portuguesa, poderá ser uma mais-valia, interessando compreender junto daqueles que os poderão utilizar como percepcionam a sua utilidade.

Que questões são levantadas por este trabalho e que irá investigar de seguida?

É necessário compreender se estes recursos são exequíveis nos Cuidados de Saúde Primários portugueses, explorando o interesse dos profissionais de saúde e a sua necessidade na prática clínica. Serão realizados grupos de discussão que envolverão Médicos internos e especialistas em Medicina Geral e Familiar, bem como Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. 

O que significa este prémio para si e o grupo?  

Este prémio constitui um primeiro reconhecimento da pertinência do tema na prática da Medicina Geral e Familiar, sendo o valor monetário e mentoria atribuídos ao projecto importantes apoios para concretizar o trabalho. 

O que poderá este prémio mudar na sua investigação? Que novas portas se poderão abrir? 

Este prémio vem reforçar a viabilidade financeira e através da mentoria vem enriquecer o desenho do estudo e a sua qualidade. Constatando-se um interesse nos auxiliares de decisão, este trabalho poderá ser um ponto de partida para a sua utilização em Portugal, seja através da tradução de auxiliares de decisão já existentes noutras línguas, adaptando-os à população portuguesa, seja através da criação destes instrumentos de raiz. 

Mafalda Portugal
Collaborator

Investigação Centrada na Pessoa

Bruno Heleno