Aluna de Doutoramento da NMS ganha Bolsa de Viagem da Sociedade Portuguesa de Imunologia

Daniela Amaral-Silva, estudante de doutoramento do laboratório Imunobiologia e Patogénese Humana liderado por Helena Soares, ganha Bolsa de Viagem da Sociedade Portuguesa de Imunologia para participar na Escola de Verão Internacional de Imunologia em Itália.

A Bolsa de Viagem foi atribuída a Daniela Amaral-Silva pelo trabalho intitulado "Elucidating the molecular mechanisms by which TLR4+ Tfh cells mediate direct joint damage in rheumatoid arthritis patients", o qual foi também selecionado para ser apresentado oralmente.

A investigadora explica que ao "estudar uma coorte de 184 pacientes com Artrite Reumatóide recrutados no Hospital Egas Moniz, identificámos recentemente, pela primeira vez, uma população de células T auxiliares foliculares (Tfh) que expressam atipicamente o recetor imune inato TLR4. Estas células foram detetadas no sangue, e estavam presentes ainda em maiores quantidades nas articulações dos pacientes."

Daniela Amaral-Silva e Helena Soares adiantam que a descoberta curiosa foi o facto dessas células TLR4 Tfh poderem desempenhar um papel duplo na doença. Fora das articulações, as células TLR4 Tfh secretam citoquinas que levam à produção de anticorpos. No entanto, e essa é a principal novidade do estudo desta equipa de investigação, quando estão dentro das articulações as células TLR4 Tfh têm a capacidade de mudar para um programa de dano de tecidos. Essa capacidade em identificar o microambiente dos tecidos é feita pelo TLR4, que, de certa forma, funciona como um GPS que informa as células TLR4 Tfh onde causar dano.

Atualmente, as investigadoras estão a estudar como estas células do sistema imunitário podem estar envolvidas em danos diretos nas articulações e, portanto, contribuírem de uma forma direta para a erosão óssea.

"Potencialmente, a deteção precoce destas células em doentes com Artrite Reumatóide poderá ser utilizada como um biomarcador capaz de identificar quais pacientes serão mais propensos a desenvolver erosões ósseas" salientou Daniela Amaral-Dias.

Para a Estudante de Doutoramento ganhar a Bolsa de Viagem e participar na 15th ENII EFIS EJI Immunology Summer School (ENII - European Network of Immunology Institutes, EFIS - European Federation of Immunological Societies, EJI - European Journal of Immunology) é uma grande oportunidade de relacionamento com colegas e cientistas de renome internacional na área e permitirá promover trocas de informações científicas que poderão culminar em potenciais colaborações ou mesmo conhecer futuros orientadores de pós-doutoramento.

Informação sobre a 15th ENII EFIS EJI Immunology Summer School.

Imunobiologia e Patogénese Humana

Helena Soares