Aluna NMS vence Melhor Poster em Conferência iMED

Marta Cação, aluna de mestrado e investigadora da NOVA Medical School, venceu a melhor apresentação em poster de Investigação Fundamental na conferência de alunos de Medicina e Ciências da Vida.

A aluna, do mestrado de Bioquímica para a Saúde é supervisionada pelas investigadoras Luísa Lemos (Laboratório Degeneração e Envelhecimento) e Cláudia Nunes dos Santos (Laboratório Nutrição Molecular e Saúde), e obteve este prémio com um valor de 1000€ no passado dia 16 de outubro, no Teatro Camões em Lisboa.

O prémio foi ganho com o projeto "Evaluating the protective role of berry-derived polyphenols on mouse retina degeneration", com o objetivo de aferir o papel dos polifenóis presentes na dieta na prevenção de doenças neurodegenerativas, neste caso focando-se na degeneração da retina de ratinhos. Falámos com as investigadoras envolvidas para sabermos mais sobre este projeto.

Qual é a principal descoberta deste trabalho e por que é importante?

Ao analisar as retinas dos murganhos, observamos que o MPTP, um composto tóxico produzido devido a doença de Parkinson, induz a formação de espécies reativas de oxigénio (ROS), inflamação e degeneração de algumas células da retina. Pouco se sabe sobre o efeito do MPTP na retina, então sentimesmo que com este projeto pudemos contribuir com a caracterização do modelo.

Também descobrimos que na retina, a dieta enriquecida com bagas impede a formação de ROS induzida por MPTP, o que significa que os metabólitos polifenólicos derivados da dieta são capazes de atingir o olho e exercer um papel protetor contra o stress oxidativo.

Que questões vão perseguir a seguir, no âmbito deste trabalho?

As próximas questões baseiam-se em saber se a dieta enriquecida com bagas pode atenuar a inflamação e a degeneração da retina induzidas pelo composto tóxico MPTP.

Como se relaciona com os ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável)?

Os nossos resultados podem ter impacto na intervenção nutricional na Doença de Parkinson, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, está alinhado com o Objetivo 3 dos ODS: Boa Saúde e Bem-estar.

Marta Cação
MSc Student