Investigadores NMS recebem 1,5 milhões de euros para estudar vesículas extracelulares

Rune Matthiesen e Paulo Pereira coordenam o projecto europeu "EVCA: Diagnostic and Advanced Therapeutics based on Extracellular Vesicles" distinguido com um financiamento de cerca de um milhão e meio de euros no Concurso Europeu Twinning 2020.

RunePauloDSC03675

O projeto EVCA tem como objetivo tornar a NOVA Medical School num centro de excelência, nacional e internacional, de investigação e inovação em vesículas extracelulares para aplicações clínicas e irá ser desenvolvido em parceria com duas instituições europeias de referência, Institut Curie (IC), em França, e o Center for Cooperative Research in Biosciences (CICbioGUNE), em Espanha.

Vesículas extracelulares (VE) são pequenas partículas que são libertadas por vários tipos de células e uma das suas principais funções é servirem como “mensageiros” entre células e órgãos. Por esta razão, as VE desempenham um papel muito importante no funcionamento dos organismos. As VE tanto podem ser usadas como indicadores precoces de doença como podem, inclusivamente, ser usadas como veículos terapêuticos, o que reforça a importância da investigação nesta área emergente. Assim, o projeto EVCA pretende preencher uma lacuna no conhecimento e criar, em Portugal, mais concretamente na NMS, um núcleo de referência a nível internacional em investigação translacional e clínica com foco no uso de VE, pelo seu extremo potencial na saúde.

Os investigadores responsáveis destacam o processo de transferência de know-how e tecnologia gerados em investigação fundamental para aplicações clínicas como um dos principais desafios deste projeto. Como tal, o EVCA vai focar-se em promover e reforçar a área de investigação em diagnóstico e terapias avançadas baseadas em VE, aproveitando o conhecimento multidisciplinar, implementando e desenvolvendo as melhores práticas internacionais de investigação e formação e reforçando redes colaborativas, com a experiência existente no IC e no CICbioGUNE, instituições internacionais líderes nesta área.

Rune Matthiesen e Paulo Pereira acreditam que esta é "uma oportunidade única para unir esforços e aumentar o conhecimento sobre VE e o seu potencial aplicado à medicina e, sobretudo, mudar o paradigma nacional e o futuro da investigação e inovação biomédica em Portugal".

O projeto EVCA irá colocar a NMS no mapa das instituições internacionais que lideram a investigação em VE e dará continuidade a colaborações  entre as instituições parceiras.

Financiado, no mesmo valor, foi também o projeto “GLYCOTwinning: Building Networks to Excel in Glycoscience” coordenado por Paula Videira, Filipa Marcelo e Angelina Sá Palma, investigadoras da Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO) na NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA).

Rune Matthiesen
PhD FCT investigator