Neurónios sensoriais induzem movimento em animais imóveis, revela estudo da NOVA Medical School

04-jun-2024

Um estudo liderado por investigadores da NOVA Medical School revelou que uma classe específica de neurónios sensoriais é capaz de induzir movimentos em animais imóveis independentemente do cérebro.

A investigação, publicada na Current Biology, mostra que, embora descoordenada, a resposta motora induzida por estes neurónios é rápida, permitindo aos animais uma resposta imediata a um estímulo mecânico.

Esta descoberta destaca a importância do sistema sensorial para o funcionamento de um organismo que usa a locomoção como meio para se movimentar e os mecanismos pelos quais esta informação é sensorial é integrada no sistema nervoso.

Além disso, permite também perceber o modo como a estimulação sensorial contribui para a reparação de circuitos motores em situações de lesão, algo tipicamente aplicado em fisioterapia.

Agora, os investigadores procuram determinar detalhadamente os mecanismos neuronais subjacentes, compreender como o cérebro interpreta a informação sensorial e desenvolver modelos de lesão que possam ser modulados por estimulação sensorial.

O estudo Mechanosensory bristles mediate avoidance behavior by triggering sustained local motor activity in Drosophila melanogaster” contou com a participação dos investigadores do iNOVA4Health da NOVA Medical School Alexandra M. Medeiros, Anna F. Hobbiss, Gonçalo Borges, César S. Mendes, e, da Champalimaud Research, Marta Moita.