Projeto em Doença de Parkinson da NOVA Medical School foi o único português a obter uma bolsa de financiamento do Conselho Europeu de Investigação

Uma equipa de investigadores da NOVA Medical School desenvolveu uma nova molécula que combate a neuroinflamação, um fator chave na progressão da Doença de Parkinson. O projeto NEUROSHIELD, liderado pela investigadora Cláudia Nunes dos Santos, obteve um financiamento de 150 mil euros do Conselho Europeu de Investigação, tendo sido o único português a ser distinguido com a bolsa Prova de Conceito.

Os resultados preliminares deste estudo demonstraram que a molécula descoberta tem um efeito anti-inflamatório nas células imunes do cérebro, que demonstrou ser cerca de 10 vezes mais eficaz que um composto anti-inflamatório comercial. Além da eficácia acrescida, atua por um mecanismo de ação novo até agora não identificado como alvo terapêutico nas doenças neurodegenerativas, como a Doença de Parkinson.

Este projeto que conta com a colaboração do ITQB NOVA para a síntese dos compostos, terá como próximos passos a realização de ensaios pré-clínicos de toxicidade em ratinhos, alinhados com as diretrizes da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a Doença de Parkinson afeta 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo, não tem cura e os tratamentos atuais são limitados à administração de precursores ou análogos de dopamina, que apenas aliviam os sintomas. A neuroinflamação contribui para a exacerbação da doença acelerando a sua progressão, e não existe no mercado nenhuma molécula capaz de a combater.