EpiDoC

A Unidade EpiDoC, promovida pela NOVA Saude e localizada na NOVA Medical School - CEDOC, é coordenada por Ana Rodrigues e é uma unidade de investigação de referência que combina epidemiologia, investigação clínica e ciência do comportamento para reduzir a carga das doenças reumáticas e promover o envelhecimento ativo e saudável.

A Unidade EpiDoC é atualmente composta por quatro grupos de investigação:

• Inovação em saúde - Liderado por Helena Canhão
  • Epidemiologia das doenças crónicas não transmissíveis e envelhecimento - Liderado por Ana Rodrigues
  • Epidemiologia das doenças reumáticas e músculo-esqueléticas - Liderado por Jaime Branco
  • Ciência do comportamento - Liderado por Marta Marques

Esta unidade está envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais. Helena Canhão é também a atual coordenadora do Comprehensive Health Research Center (CHRC), uma Unidade de I&D financiada pela FCT e classificada como excelente. Os membros da EpiDoC também fazem parte do Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável da área metropolitana de Lisboa - Lisbon AHA.

Relatórios de Atividade

Graphical Abstract

Investigadores motivados são encorajados a submeter uma proposta de projeto de investigação enviando o seguinte formulário (submissão de projeto editável) para rute.sousa(at)nms.unl.pt.

2016

• 2018 - Prémio Santa Casa Challenge Concurso de Inovação Social Digital – Santa Casa Challenge 2017.
  • 2017 – JANSSEN IMMUNOLOGY REAL WORLD EVIDENCE AWARD 2017 - Trabalho: “Portuguese portrait of psoriatic arthritis”. Canhão H, Rodrigues AM, Branco JM, de Sousa RD.
  • 2016 – GRANDE PRÉMIO BIAL DE MEDICINA 2016 - Obra: “EpiReumaPt – the dream of a generation in a decade of work”. Branco JC, Rodrigues A, Gouveia N, Eusébio M, Ramiro S, Machado P, Laires P, Tavares V, Mourão AF, Silva I, Araújo F, Sepriano A, Sousa R, Sousa S, Coelho PS, Mendes JM, Canhão H.
  • 2015 - PRÉMIO GRUNENTHAL DOR 2015 - Trabalho: “The burden of chronic low back pain in adult Portuguses population – results from a population based study (EpiReumaPt)” Gouveia N, Rodrigues A, Canhão H, Branco JC, Eusébio M, Machado P, Ramiro S.
  • 2015 - PRIZE ASSUNÇÃO TEIXEIRA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE REUMATOLOGIA - Trabalho: “TRAF1/C5 but Not PTPRC Variants Are Potential Predictors of Rheumatoid Arthritis Response to Anti-Tumor Necrosis Factor Therapy”. Canhão H, Rodrigues AM, Santos MJ, Carmona-Fernandes D, Bettencourt BF, Cui J, Rocha FL, Canas Silva J, Polido-Pereira J, Pereira Silva JA, Costa JA, Araújo D, Silva C, Santos H, Duarte C, Cáliz R, Filipescu I, Pimentel-Santos F, Branco J, Sainz J, Plenge RM, Solomon DH, Bruges-Armas J, da Silva JAP, Fonseca JE, Karlson EW.
  • 2015 - PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DA FUNDAÇÃO GRUNENTHAL 2015 - Trabalho: “The burden of Chronic Low Back Pain in adult Portuguese Population – results from a population based study (EpiReumaPt)”. Gouveia N, Rodrigues AM, Canhão H, Branco JC, Eusébio M, Machado P, Ramiro S.
Formalizada a rede portuguesa para o envelhecimento ativo e saudável, incluindo o Lisbon AHA

“Temos que começar a preparar o país para os novos idosos, mas isso significa implementar estruturas que ainda não temos”.

Helena Canhão eleita Diretora da NOVA Medical School

Professora da NOVA Medical School e Investigadora do CHRC foi eleita no dia 14 de dezembro em Conselho de Faculdade, vai cumprir o mandato entre 2022 e 2025.

• Parceiros EpiDoC
    Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)
    Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
  • Estatística e análise económica