NOVA Medical School

 

 

“… O ambiente académico entre alunos de nutrição e de medicina é muito bom…”
Catarina Jesus (Aluna do 3º Ano de LCN)

A NOVA Medical School (NMS) é a Escola Médica da Universidade NOVA de Lisboa, com 44 anos de existência. Conta atualmente com 1740 alunos no Mestrado Integrado em Medicina, 96 na Licenciatura em Ciências da Nutrição e 437 em formação pós-graduada e um total de 734 docentes e investigadores.

A estratégia de integração gradual de docentes e investigadores estrangeiros, aliada ao número de estudantes de pós-graduação internacionais e de estudantes da NMS em regime de mobilidade é reveladora não só da abertura da Faculdade ao exterior, mas também da projeção internacional que tem vindo a adquirir e que pretende fortalecer no futuro. Também o número de alunos em programas de mobilidade outgoing é bastante significativo.

“… A minha escolha recaiu principalmente no ensino prático e inovador que a nossa faculdade oferece…”
Alexandra Nobre (Aluna do 4º Ano do MIM)

A NMS atingiu em 2021, pelo sexto ano consecutivo, a 1ª posição nas classificações de entrada no Ensino Superior em Medicina, na Região de Lisboa.

A Licenciatura em Ciências da Nutrição, obteve pelo quarto ano consecutivo a nota de acesso mais elevada a nível nacional, com o valor de 175,3.

“… A relação de grande proximidade entre docentes e discentes e a relação de camaradagem entre os alunos...”
Professor Carlos Filipe (Coordenador do MIM)

A NMS trabalha com várias unidades de saúde associadas, o que permite aos nossos alunos usufruir de uma diversidade de locais de ensino e um conhecimento da realidade hospitalar e de cuidados de saúde primários mais diversa e alargada.

A relação privilegiada que mantemos, a nível do ensino clínico, com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que virá a localizar-se no futuro Hospital de Lisboa Oriental, originou a criação do CMUL – Centro Médico Universitário de Lisboa, que foi recentemente alargado a outras unidades hospitalares: Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Cuidados Primários de Saúde das áreas destes Centros Hospitalares e à Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA. Com este alargamento, passou a denominar-se CCAL – Centro Clínico Académico de Lisboa, estrutura que permite oferecer um melhor e mais integrado ensino clínico aos estudantes da Faculdade, disponibilizar melhores condições de formação continua aos profissionais e fomentar a abordagem científica na prática assistencial. O Hospital de Lisboa Oriental será a primeira experiência portuguesa, criada de raiz e desde a origem de uma nova unidade hospitalar, que terá a tripla missão de: 1) Tratar/curar doentes; 2) Ensinar/formar alunos e treinar profissionais de saúde; 3) Investigar/descobrir mecanismos das doenças e sua resolução.

As instalações do Pólo de Investigação, para além da melhoria das atividades pedagógicas (Biblioteca e MedSim), permitiram a criação de espaços de excelência para investigação, onde desenvolvem trabalho colaborativo e de excelência mais de 40 grupos dedicados a várias áreas de estudo. O CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas) integra 3 unidades de investigação: TOXOMICS (Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana), CHRC (Comprehensive Health Research Centre) e iNOVA4Health – Advancing Precision Medicine, programa em medicina translacional. A NMS participa também na Unidade I&D Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).

O Centro de treino de Competências Clínicas (NOVA MedSim) e o Laboratório de Investigação Alimentar (LIA), são as mais recentes apostas de apoio ao ensino, ambos apetrechados com equipamento de última geração ao serviço quer da formação pré e pós-graduada, quer da investigação.

A Ahed – Advanced Health Education, da qual a NOVA Medical School é membro académico, foi lançada em 2019. Nela são lecionados uma grande variedade de cursos prós-graduados dedicados a todos os profissionais de saúde, com uma grande componente prática e recurso a simulação, treino cirúrgico em cadáveres e casos práticos, coordenados por docentes com muita experiência profissional.

Tudo isto somos nós: uma Escola Médica com um ambiente académico descontraído, mas exigente que forma médicos e nutricionistas, mas acima de tudo procura formar cidadãos completos.    

 

 

Testemunhos

Diretor da NMS - Professor Doutor Jaime da Cunha Branco
Subdiretor e Presidente do Conselho Pedagógico - Professor Doutor Guimarães Consciência
Presidente da Comissão Executiva do CEDOC - Professor Doutor Paulo Pereira

APRESENTAÇÃO

Este é o nosso ADN: uma Escola Médica com um ambiente académico descontraído, mas exigente que forma médicos e nutricionistas, mas acima de tudo procura formar cidadãos completos.

ALUNOS

1740 | Mestrado Integrado em Medicina

96 | Licenciatura em Ciências da Nutrição

115 | Mestrados

190 | Doutoramentos

132 | Cursos Pós-graduados