8th BenBedPhar Meeting - Trinta anos desde a descoberta do NRF2

10-out-2024

Entre os dias 10 e 11 de outubro de 2024, irá decorrer na NOVA Medical School o 8º Encontro BenBedPhar, um evento dedicado aos "Trinta anos desde a descoberta do NRF2".

O NRF2 é um regulador mestre de múltiplas respostas citoprotetoras e um elo molecular chave entre muitas doenças não transmissíveis. Este encontro científico serve de plataforma para especialistas da área discutirem os avanços sobre a compreensão do papel da via do NRF2 na saúde e na doença.

Para celebrar os 30 anos de investigação sobre o NRF2, este encontro servirá para apresentar e discutir um vasto espetro de desenvolvimentos recentes. Os tópicos em discussão incluirão o papel do NRF2 nas doenças cerebrais, no stress oxidativo, na inflamação e no metabolismo, bem como os avanços em novas abordagens terapêuticas, a descoberta de medicamentos e o desenvolvimento de ferramentas de investigação inovadoras.

Esta reunião faz parte de uma ação COST - BenBedPhar (Bench to bedside transition for Pharmacological regulation of NRF2 in NDC's) - que pretende construir uma rede de excelência para integrar e difundir o conhecimento existente e fornecer serviços inovadores, medicamentos e ferramentas relacionadas com a farmacologia NRF2, com o objetivo final de impulsionar a translação para o setor industrial europeu.

Através deste tipo de iniciativas, o BenBedPhar continua a sua missão de proporcionar um espaço dinâmico para os investigadores colaborarem, partilharem resultados e promoverem ligações entre várias disciplinas das ciências da vida.

Para consultar mais informações e o programa preliminar, clique aqui.

O evento é organizado por Sandra Tenreiro, investigadora principal do Laboratório de Degeneração e Envelhecimento da NOVA Medical School e por Fernando Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A COST (European Cooperation in Science and Technology) é uma agência de financiamento de redes de investigação e inovação. Através das suas "Ações", a COST ajuda a estabelecer iniciativas de investigação em toda a Europa e permite que os cientistas desenvolvam as suas ideias, partilhando-as com os seus pares.