A NOVA Medical School vai realizar no próximo dia 30 de abril, pelas 15h00, o workshop "Calor Extremo e Impacto na Saúde das Pessoas Mais Velhas", no edifício Sede da instituição. Esta iniciativa, coordenada pela professora da NOVA Medical School, Ana Rodrigues, integra o programa comunitário participativo “Envelhecer com Saúde” e é dirigida à população com mais de 50 anos.
Com uma vertente simultaneamente académica e comunitária, o workshop integra ainda uma aula aberta da unidade curricular “Doente Idoso”, do Mestrado Integrado em Medicina, e tem como principal objetivo sensibilizar para os efeitos do calor extremo na saúde das pessoas mais velhas, apresentando estratégias práticas de prevenção e adaptação a fenómenos climáticos cada vez mais frequentes.
O programa inclui uma encenação de teatro pela Academia Sénior de Arroios, que irá abordar as crenças e atitudes da população durante ondas de calor. Seguir-se-á uma apresentação por alunos do Mestrado Integrado em Medicina, focada no impacto do calor extremo na saúde. O workshop encerrará com uma mesa-redonda, promovendo a reflexão e o debate sobre medidas de prevenção e mitigação dos efeitos do calor extremo nas pessoas mais velhas. A mesa-redonda, moderada pela professora da NOVA Medical School, Ana Rodrigues, contará com a participação do Diretor da Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde na Direção-Geral da Saúde, Miguel Telo Arriaga, da Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar, Marta Fournier, de alunos do Mestrado Integrado em Medicina e alunos do Grupo de Teatro da Academia Sénior de Arroios.
Esta iniciativa tem o o apoio do CHRC - Comprehensive Health Research Centre, Lisbon AHA, Junta de Freguesia de Arroios, Alegria de Viver e programa “Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades”.
A participação é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição prévia através do seguinte link: https://forms.office.com/e/dzw9XS6Hic
Programa completo:
