Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro tem como objetivo estimular a investigação translacional desenvolvida por equipas interdisciplinares da NOVA Medical School.
Esta iniciativa é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa espanhola que, em seu legado, destinou uma parte da sua herança para avançar a investigação na área do Cancro.
A Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre o cancro, melhorar os cuidados e serviços de saúde relacionados com doenças oncológicas, aumentar a qualidade de vida dos pacientes com Cancro e promover a colaboração interna entre as equipas biomédicas e clínicas da NOVA Medical School.
A bolsa tem um orçamento total de €210,000 (duzentos e dez mil euros), que serão distribuídos por três projetos de investigação no valor de 70.000 (setenta mil euros), a atribuir em 2024, 2025 e 2026 (um projeto por ano).
Serão admitidos a concurso projetos de investigação na área do Cancro abrangendo vertentes como prevenção, diagnóstico/marcadores, terapia, cuidados e serviços de saúde, e qualidade de vida de pacientes com cancro e sobreviventes.
Os projetos devem ter uma duração máxima de 24 meses e têm de ser propostos por equipas de investigadores biomédicos e clínicos afiliados à NOVA Medical School. São incentivadas colaborações entre grupos de investigação dentro da NOVA Medical School, incluindo grupos de investigação fundamental e aplicada/translacional. A equipa de investigação deve identificar um Investigador Principal (IP) e um co-Investigador Principal (co-IP), sendo que o IP deve possuir um doutoramento e ter um vínculo contratual com a NOVA Medical School durante o projeto Ana Lázaro financiado.
Apenas será aceite um projeto original por candidato e investigadores sem afiliação à NOVA Medical School podem fazer parte da equipa como colaboradores/consultores mas sem orçamento atribuído.
Candidaturas
As candidaturas decorrem de 4 de fevereiro até 9 de maio de 2025 e terão de ser exclusivamente enviadas em inglês.
Datas importantes
- Lançamento da Bolsa: 4 de fevereiro, 2025 (Dia Mundial do Cancro)
- Prazo de Submissão de Candidaturas (NOVA DATA): 9 de maio, 2025 (17h, Lisbon time)
- Avaliação de Elegibilidade (pelos serviços da NMS): 12 a 15 de maio, 2025
- Período de Avaliação (júri): 16 de maio a 16 de junho, 2025
- Prazo de Notificação dos Resultados (por email): a partir de 17 de junho, 2025
- Cerimónia de Atribuição da Bolsa: 27 de junho, 2025
Consulte o regulamento aqui.
Júri
- João Conde (Presidente), Subdiretor para a Investigação da NOVA Medical School, Portugal
- Susanna Chiocca, Diretora da Unidade de Vírus e Cancro, Instituto Europeu de Oncologia (IEO), Itália
- Susana Puig, Diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital Clínico de Barcelona e Investigadora Principal do Grupo de Investigação em Melanoma: Imagem, Genética e Imunologia no IDIBAPS, Espanha
- Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Portugal
- Inês Vaz Luís, Diretor do Grupo de Investigação em Sobrevivência ao Cancro do Instituto de Cancro Gustave Roussy, França
- Hugo Soares, Gestor de Ciência na Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e co-coordenador do National Cancer Hub e do projeto europeu ECHoS, Portugal
Envie a sua candidatura através do formulário online disponível aqui. (Deve fazer log-in na sua conta NMS)
Pode fazer o download do template da candidatura aqui para verificação dos campos a preencher no formulário online. Nota: informação adicional (como imagens/resultados preliminares) poderá ser incluída no formulário online como anexo, com 3 folhas no máximo, na secção relativa ao CV.
Contactos e informações
research.preaward@nms.unl.pt