A NOVA Medical School garantiu um financiamento superior a 1,5 milhões de euros através do Programa LISBOA2030 2024-15 para Infraestruturas e Equipamentos Científicos, que irá apoiar a implementação de três iniciativas científicas: HubP2C, Biobanco.PT@LIS e FlxFlow.
O HubP2C (Hub de Inovação do Pré-clínico ao Clínico) é uma iniciativa pioneira concebida para acelerar o desenvolvimento e a maturação de inovações tecnológicas para aplicação clínica. O projeto obteve a pontuação mais elevada entre 26 candidaturas elegíveis, alcançando um valor impressionante de 4,850 em 5. No âmbito desta iniciativa, serão recrutados 10 novos profissionais para reforçar áreas estratégicas, incluindo o Animal House, NOVACRU, a Unidade de Histologia e o Gabinete de Inovação e Criação de Valor.
Adicionalmente, a NOVA Medical School participou em outros dois projetos financiados pelo programa, desenvolvidos em colaboração com instituições de Lisboa:
- Biobanco.PT@LIS – Rede Nacional de Biobancos - Nó Lisboa
- FlxFlow – Centro em Lisboa para Aplicações Avançadas de Citometria de Fluxo Espectral
Com um prazo de execução de 36 meses, estes projetos irão reforçar significativamente a infraestrutura tecnológica da NOVA Medical School, através da aquisição de equipamento de última geração, e consolidando o posicionamento de Lisboa como um centro de inovação científica e médica.
Este notável sucesso – anunciado no início deste ano – foi possível graças ao compromisso e à colaboração de diversas equipas científicas e técnicas. A NOVA Medical School felicita todos os envolvidos!
O Programa LISBOA2030-2024-15 visa apoiar projetos que promovam o desenvolvimento e reforço das infraestruturas e equipamentos de investigação científica e tecnológica na região. Pretende estimular uma economia de elevado valor acrescentado, bem como a excelência, a cooperação e a internacionalização, visando processos de inovação com finalidade de mercado e o aumento da criação de conhecimento para resposta a desafios empresariais e societais.