Este prémio é uma iniciativa de três universidades europeias e foi consagrado pela unidade curricular Critical Skills in Research do mestrado NOVA Biomedical Research (NBR) e também do doutoramento em Ciências da Saúde, lecionada pelos Professores Paulo Pereira, Rita Teodoro e Cláudia Almeida.
Rita Teodoro, Cláudia Almeida e Paulo Pereira
"Neste curso treinam-se competências que são essenciais para fazer e compreender a ciência e a investigação. Incluêm-se competências de comunicação, capacidade de negociar soluções de consenso e compromisso para temas complexos envolvendo diferentes interlocutores e interesses diversos, saber formular uma pergunta científica e traduzida num projecto ou plano de investigação na area da saúde" diz Paulo Pereira, Professor e Investigador Principal na NMS.
"As principais características distintivas do curso são o facto de ele ser baseado na investigação e centrado no estudante. Não se adoptam os modelos mais tradicionais de aulas “magistrais” e uma parte importante do trabalho do estudante faz-se fora da sala de aulas e em grupo. As aulas são reservadas a discussão moderadas por tutores que tipicamente são cientistas ou especialistas nos diversos temas tratados. Uma parte importante dos conhecidos são adquiridos fora da sala, o ensino é assíncrono e os conhecimentos podem ser testados através de meios digitais ou através de trabalhos de grupo (peer to peer learning)" continua Paulo Pereira, partilhando também alguns dos comentários de alunos sobre a unidade curricular:
"You have shaped my scientific mind and values. Critical thinking is one of the most fundamental tools for the scientist's job. Yet, it is very difficult to transmit and teach. NBR masterfully achieves this by embodying the true "student-centered" philosophy. Thank you for everything. I am guided every day by your lessons”. José Teles (PhD Student, Oslo University Hospital)
“NBR gave me the tools and taught me essential skills to become a scientist. From basic knowledge about molecular biology to research methodology and more important, science communication and project development/management among other topics often used in a daily basis.” Catarina Fernandes( PhD Student, University Mainz)
Esta é uma iniciativa tripartida que junta a NOVA, a Universidad Autónoma de Madrid e a Università degli Studi di Roma "Tor Vergata". Este prémio pretende reconhecer as melhores unidades curriculares em contexto de blended learning nas três universidades e em três áreas científicas: Ciências Sociais e Humanidades e CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Saúde e Bem-Estar, ganho pelos nossos Professores e Investigadores.
Saibam mais sobre o programa de mestrados NBR aqui. Estes prémios foram alvo de reportagem no Sapo, vejam aqui.