Dia Nacional do Estudante 2022

Efemérides_Mar-16

É com sentido de missão por, para e com todos estudantes que a NOVA Medical School celebra o Dia Nacional do Estudante e dá voz a alunos de pré e pós-graduação aproveitando a data para salientar o papel fundamental que todos os Estudantes desempenham na nossa Escola.

Miguel Barradas

Testemunho de Miguel Barradas, Aluno do Mestrado Integrado em Medicina a desenvolver um Estágio PIATI no Laboratório Mecanismos Moleculares de Doença

"Ser aluno da NMS é estudar numa Faculdade com uma qualidade de ensino reconhecida, instituída no coração da cidade de Lisboa, o que constitui uma vantagem. O plano curricular apresenta uma forte componente prática, dado que os estágios hospitalares começam mais cedo no curso do que em outras faculdades, com um rácio tutor-aluno adequado e, para além disto, os estágios ocorrem em diferentes localizações, o que permite ter contacto com diferentes realidades populacionais. A nível extracurricular, a NMS permite aos alunos integrarem-se em diversos projetos, como por exemplo ações de voluntariado ou projetos de investigação, sendo este último o meu caso, através do PIATI - Programa de Integração de Alunos em Trabalho de Investigação, o que permite enriquecer o conhecimento para além da prática clínica.

O projeto de investigação que integrei, no âmbito do PIATI, consiste em estudar os "modelos celulares e organóides no estudo das doenças degenerativas da retina" e decorre no laboratório de Mecanismos Moleculares de Doença, no CEDOC. O laboratório está interessado em estudar os mecanismos moleculares envolvidos em doenças crónicas da retina com o objetivo de desenvolver novas estratégias terapêuticas genéticas e farmacológicas. Assim, neste projeto em particular, utilizam-se modelos celulares e organóides de retina diferenciados no laboratório para estudar diversas patologias, nomeadamente, a retinopatia diabética ou a degenerescência macular."

Dinis Pires

Testemunho de Dinis Pires, Aluno do Mestrado em Investigação Biomédica (NBR), a desenvolver investigação no Laboratório Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas: Estratégias Terapêuticas

"Ser aluno da NOVA Medical School permitiu-me conhecer uma comunidade de profissionais altamente qualificados das diversas áreas da saúde que partilharam o seu testemunho e se mostraram receptivos a receber-nos e conhecer melhor o seu trabalho, experiências que nos ajudam a definir o nosso percurso académico. O mestrado em Investigação Biomédica caracteriza-se por um grande acompanhamento e orientação pelos professores que promovem uma metodologia de ensino personalizada, focando-se no melhoramento pessoal e profissional de cada aluno. Há ainda uma grande preocupação na preparação dos alunos a nível internacional, com diversos cursos lecionados completamente em inglês que atraem estudantes de várias nacionalidades a estudar na NMS.

O laboratório Controlo Neuronal das Doenças Metabólicas: Estratégias Terapêuticas, liderado pela Doutora Silvia V. Conde, foca-se em distúrbios metabólicos como a obesidade e diabetes tipo 2 (DM2) que afetam milhões de indivíduos em todo o mundo, procurando a identificação de estratégias para prevenir e tratar estas patologias. Tendo escolhido neurociências como área de especialização do meu mestrado, de momento eu procuro estudar o papel do corpo carotídeo no controlo do dismetabolismo, começando por investigar como a atividade deste órgão se encontra integrada no cérebro na patologia metabólica."

Luis Sousa

Testemunho de Luis Sousa, Aluno de Doutoramento nos Laboratórios DysBrainD - Dismetabolismo em Doenças do Cérebro e Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR)

"Na NOVA Medical School, como alunos temos a ótima oportunidade para explorar um largo espectro de conceitos associados diretamente à saúde, desde investigação, medicina, nutrição ou até gestão. Ser aluno na NMS é sentir que pertencemos a uma comunidade. Quer sejamos estudantes, investigadores, professores, ou outros funcionários todos fazemos parte de um grande conjunto de engrenagens a trabalhar em conjunto.

No laboratório do Doutor Hugo Vicente Miranda estamos interessados em estudar como alterações no metabolismo, como no caso da Diabetes tipo 2, podem ter impacto na função do cérebro e por sua vez levar ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, em particular a doença de Parkinson. No meu projeto de doutoramento estou a estudar se a enzima que degrada insulina, a qual se sabe que também possui funções que combatem doenças neurodegenerativas, tem potencial terapêutico na doença de Parkinson."

O Dia Nacional do Estudante foi instaurado em Portugal a 8 de maio de 1987 pela Assembleia da República Portuguesa. Este dia tem como objetivos "o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade" e a "cooperação e convivência entre os estudantes".