NMS comprometida com Agenda de Sustentabilidade da NOVA

NOVA Medical School marcou presença na NOVA Sustainability Week, que decorreu entre 12 e 16 de setembro na Reitoria da NOVA no Campus de Campolide, para debater a sustentabilidade da escola, nomeadamente na investigação, na inovação e nas infraestruturas.

19-set-2022

João Conde, investigador principal do Laboratório Nanomedicina em Cancro, participou na mesa redonda dedicada ao "Valor da Sustentabilidade para a Investigação", onde investigadores de várias Escolas da NOVA debateram o papel da academia na promoção de sustentabilidade na investigação e na ciência. Em resposta à Vice-Diretora para a Investigação da NMS, Patrícia Calado, este painel concluiu que para ter impacto com a investigação que é desenvolvida tem que se publicar, ser mais empreendedor, comunicar os resultados obtidos e fazer um uso apropriado das redes sociais, e finalmente influenciar as políticas nacionais e mundiais e os decisores políticos. Dificilmente o impacto da investigação científica vai ser imediato e equipas multidisciplinares serão uma peça fundamental para o sucesso. João Conde, salientou ainda que a responsabilidade deve ser dividida entre a academia e a política, e defendeu a criação de grupos de trabalho nas universidades cujo foco seja a translação do conhecimento científico para o governo, e a necessidade de influenciar e trabalhar com os decisores políticos para desenhar melhores programas para combater problemas da sociedade.

Diana Sousa, Jorge Castanheira, Vanessa Pereira, Estudantes de Doutoramento do ToxOmics, iNOVA4Health e CINTESIS respectivamente, participaram na Estação dedicada ao ODS3 - Saúde de Qualidade, moderada por Patrícia Calado, em que também interviram investigadores de outras Escolas da NOVA, e em que ficou bem patente a necessidade de redes de contactos para a sustentabilidade da investigação.

A conversa nesta mesma estação, durante a sessão dedicada à Inovação e Comunidade, foi moderada por Rita Rocha, Innovation Manager da NMS, e contou com a participação da Raquel Silva do VoH.CoLAB, Maria João Jacinto, do Patient Innovation - NMS/NOVA SBE, entre outras investigadoras da NOVA. Rita Rocha salienta que neste momento colaborativo houve a partilha de contactos para posterior interajuda entre as diferentes Unidades orgâncias da NOVA. Para além disso, afirma que "por parte dos projetos participantes na sessão, houve um “manifesto comum” em que os investigadores verbalizaram a necessidade da existência de uma plataforma de apoio na interface entre a ciência e o business creation, que suporte a valorização dos projetos de investigação desde uma fase muito embrionária do projeto - por exemplo, procura de parceiros na indústria para a colaboração e valorização dos projetos em desenvolvimento - em articulação contínua com o NOVA Impact Office". A NMS já tomou a iniciativa na criação destas plataformas de suporte, através da criação do ramo da inovação e valorização do conhecimento, no Núcleo de Pre-Award .

"Na NOVA Sustainability Week, tivemos a oportunidade de apresentar o Projeto Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior”, uma estratégia para a modificação da oferta alimentar com vista a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis em todas as unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, enquadrado no ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis. De facto, quer o ambiente académico quer a fase de vida dos que ingressam no ensino superior podem constituir oportunidades para modificação de padrões de consumo com foco na sustentabilidade." salientou Inês Mota sobre a presença da área de Nutrição e Estilos de Vida.

Ana Isabel Santos, na sessão dedicada a Infraestruturas e Serviços teve oportunidade de apresentar o "Roadmap da Sustentabilidade da NMS", no qual se destacam as principais ações desenvolvidas pela NMS nos últimos anos, que contribuiram para que se atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No dia dedicado às apresentações pelos diretores das várias Escolas da NOVA, Helena Canhão, Diretora da NMS, teve oportunidade de partilhar com toda a comunidade “O significado de Sustentabilidade para a NMS e seu comprometimento com Os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS), nos seus vários domínios de atuação Ensino, Investigação, Inovação e Relação com a Comunidade." Foram ainda apresentados objetivos para a gestão de recursos e respetivas ações com aplicação, a curto, médio e longo prazo com vista "à Sustentabilidade.”