NMS renova parceria com Cities Changing Diabetes

A iniciativa pretende fomentar a compreensão do impacto da vida urbana na saúde dos cidadãos para a prevenção da diabetes.

15-nov-2022

A Diretora da NOVA Medical School, Helena Canhão, assinou no Dia Mundial da Diabetes a Urban Diabetes Declaration, reforçando assim a parceria iniciada em 2019 com este projeto de fomentação de saúde no espaço citadino.

A sessão oficial decorreu na Sala do Arquivo dos Passos do Conselho de Lisboa e contou com apresentações dos vários parceiros, incluindo João Filipe Raposo, Professor e investigador da NOVA Medical School e Diretor Clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), também signatária nesta iniciativa.

Foram apresentados os resultados do projeto aplicado na Freguesia da Ajuda com a Foodscape Ajuda, promovendo Lisboa com um estudo de caso para outras cidades com o intuito de contribuírem para uma melhor saúde e maior bem-estar físico e social das suas populações e responderem em conjunto ao desafio que a diabetes e a obesidade representam para as cidades.

O protocolo contou com dois novos assinantes: Associação Locals e a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que se juntam assim aos restantes parceiros, que incluem também a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a NOVA Medical School e a Novo Nordisk Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A sessão oficial, apresentada pela jornalista Fernanda Freitas, contou também com a presença da Subdiretora para Extensão à Comunidade, Conceição Calhau, e da Subdiretora para a Investigação da NOVA Medical School, Patrícia Calado.

Saiba mais sobre a Cities Changing Diabetes Lisboa.

Helena Canhão
Diretora da NOVA Medical School