Professora Paula Macedo eleita para Conselho da ESCI

A nossa investigadora e Professora Maria Paula Macedo foi recentemente eleita como membro do Conselho da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica (ESCI).

A atribuição desta nova posição no Conselho da ESCI aconteceu a 9 de junho de 2022, durante a Reunião Científica Anual da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica em Bari, na Itália. Falamos com a Professora Paula Macedo, investigadora principal do grupo MEDIR e Professora  na NOVA Medical School, sobre esta nomeação para o Conselho da ESCI e sobre o que significa para a investigação clínica em Portugal.

• O que significa esta distinção para si?

É um compromisso para a investigação clínica europeia ter um português no conselho da sociedade europeia de investigação clínica.

• O que vai esta nomeação comportar?

Contribuirei para uma maior profissionalização do Conselho da ESCI, a fim de cumprir a visão da Sociedade. É importante que a ESCI trabalhe constantemente a nível tático europeu e mundial e formule uma estratégia clara para os próximos anos, apoiando também a sua implementação.

• Que portas se abrem com esta nomeação?

Prevejo a necessidade de uma colaboração intensificada com as partes interessadas relevantes para alcançar a visão da ESCI, por exemplo, uma colaboração com outras sociedades europeias e também o acolhimento de associações de doentes, para que tenham voz e compreendamos melhor as suas necessidades. Também ajudar na implementação de uma Academia de Ciências Translacionais, desenvolvendo um programa para futuros investigadores com talento e unindo as investigações fundamental e clínica.

Saiba mais sobre a European Society for Clinical Investigation aqui.

Maria Paula Macedo
Principal Investigator (PI)

Investigação em Doenças Metabólicas (MEDIR)

Maria Paula Macedo