Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A NMS contribui cada vez mais, através do seu Ensino, Investigação e da sua Relação com a Comunidade  para que sejam atingidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 (ODS), conforme estabelecido pelas Nações Unidas, em particular para o ODS 3 com a promoção de uma saúde de qualidade, o ODS 4 com a promoção de ensino de qualidade e para o ODS 12 com a promoção de consumos responsáveis.

 

0304

Objetivo 3 – Saúde de Qualidade | Objetivo 4 – Educação de Qualidade

O Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana (ToxOmics) tem como missão a realização de investigação inovadora e educação e treino avançados para uma melhor avaliação da genética como determinante da saúde (interação entre genes, estresse ambiental e papel em patologia), permitindo uma previsão e prevenção mais precisas da doença, bem como intervenções terapêuticas mais eficazes.Como tal, a investigação na ToxOmics enquadra-se no âmbito do Objetivo 3 “Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades”, e também está em linha com o Objetivo 4 “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, em particular o Objetivo 4.4 “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que possuem habilidades relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para emprego, empregos decentes e empreendedorismo”.

0304-1

Objetivo 3 – Saúde de Qualidade | Objetivo 4 – Educação de Qualidade

The Comprehensive Health Research Centre (CHRC) is a multidisciplinary, multi-institutional and comprehensive new research centre rated as Excellent by National Foundation for Science and Technology (FCT) and coordinated by NMS.

CHRC aims at advancing medicine, discovering, and developing new diagnostic tools and treatments and ensuring that proven strategies for disease treatment and prevention are implemented within the community. We are committed to stimulate research of excellence and new discoveries – vaccines, health literacy tools, biomarkers – and identify opportunities for technology transfer with the promotion of joint ventures between academia and private and public institutions. CHRC multi-institutional environment enables testing of basic research findings in clinical settings, proven interventions becoming standard practice, increasing the speed at which new treatments reach patients, and improving health and lives. 

Supporting, developing, and fostering clinical, public health and health services research, CHRC mission is to produce robust evidence to improve current clinical practice, health policy and healthcare services organization. The research team performs across 5 thematic lines: I) Health promotion; II) Lifestyles in healthcare; III) High burden and high mortality diseases; IV) Health policies and healthcare services research; and V) Health innovation.

Therefore, research at CHRC contributes to the agenda of Goal 3 “Ensure healthy lives and promote well-being for all at all ages”, and Goal 4 “Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all”.

O actual programa de medicina translacional iNOVA4Health tem um papel activo na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unias (UN) nas áreas da saúde e educação nomeadamente através da parceria no Laboratório Associado LS4Future.

03

Objetivo 3 – Saúde de Qualidade

A Linha Temática “mecanismos da doença para a medicina de precisão”, está totalmente alinhada com o ODS #3 “Saúde e bem-estar” das NU, através da investigação dos mecanismos subjacentes ao envelhecimento e em particular os que são partilhados pelas doenças associadas ao envelhecimento; desenvolvendo novas terapias orientadas para doenças crónicas , resistência microbiana; desenvolvendo novas terapias genéticas e desenvolvendo novas abordagens à medicina regenerativa.

04

Objetivo 4 – Educação de Qualidade

Em paralelo, o iNOVA4Health alinha-se com o ODS #4 “Educação de qualidade” das NU, através da atribuição de bolsas competitivas internacionais para formar, estudantes de doutoramento e investigadores pós-doutorados e jovens cientistas, reforçando os projectos translacionais.

O trabalho desenvolvido contribui para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente:

02

Objetivo 2 – Erradicar a fome

A investigação desenvolvida na unidade de investigação pretende contribuir para a redução de todas as formas de malnutrição e doenças crónicas associadas e para melhorar o acesso a uma alimentação saudável, nomeadamente nos grupos de maior vulnerabilidade.

03

Objetivo 3 – Saúde de Qualidade 

A evidência gerada no âmbito desta unidade de investigação permitirá robustecer o conhecimento sobre os fatores nutricionais e ambientais associados à fisiopatologia de diferentes doenças crónicas, contribuindo para a definição de estratégias mais eficazes para a prevenção e tratamento das doenças crónicas associadas à alimentação inadequada e a contaminantes ambientais, com impacto direto na redução da mortalidade prematura.  Indiretamente estaremos a contribuir para uma melhor gestão e acesso aos cuidados de saúde.

05

Objetivo 5 – Igualdade de género 

O grupo está comprometido com o Plano de Igualdade de Género Implementado pela Universidade Nova de Lisboa, reforçando a igualdade de género na investigação, desenvolvimento e inovação.

10

Objetivo 10 - Reduzir as desigualdades 

Em resultado do trabalho colaborativo, em rede incluindo entidades plurais da ciência, produção primária e indústria alimentar, do litoral ao interior do país, promovemos a valorização e desenvolvimento local, contribuindo para a redução das desigualdades nas regiões de menor densidade populacional.

1213-1

Objetivo 12 – Produção e consumo sustentáveis | Objetivo 13 – Ação Climática

Acreditamos que, sob o enquadramento da nutrição ambiental, estaremos mais perto de melhor compreender a ligação entre a sustentabilidade alimentar, ambiental e a saúde dos indivíduos, comunidades e do meio ambiente. A nossa missão é responder às crescentes preocupações clínicas, sociais e governamentais, unindo as áreas de ambiente e nutrição clínica e apoiar medidas que garantam a promoção da alimentação saudável, padrões de produção e consumo sustentáveis e apoiam o combate às alterações climáticas.

17

Objetivo 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos

Estamos comprometidos com o desenvolvimento da investigação e inovação em Portugal e no Espaço Europeu, em estreita articulação com outros setores e parceiros.